Topo

Autuori anuncia time Sub-23 do Atlético para disputar o Paranaense 2018

Paulo Autuori confirmou que Atlético disputará Paranaense com time Sub-23 - Reprodução
Paulo Autuori confirmou que Atlético disputará Paranaense com time Sub-23 Imagem: Reprodução

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

27/09/2017 16h05

Pelo sexto ano consecutivo, o Atlético Paranaense irá disputar o campeonato estadual com seu time Sub-23. O anúncio foi feito pelo gerente Paulo Autuori em entrevista ao canal do clube nesta quarta-feira (27).

“Nós iremos disputar o Campeonato Paranaense em 2018 com a equipe Sub-23 realmente. Mas isso é algo mais pensado, que estamos a trabalhar desde algum tempo”, disse Autuori, responsável por coordenar a integração entre todos os departamentos e categorias no futebol do clube.

Ele não falou sobre a participação do elenco principal no Estadual da próxima temporada, mas deu a entender que isso depende do resultado final do Brasileirão: “Nosso objetivo é nos classificarmos também para a Libertadores. Caso isso ocorra, vamos deixá-los em condições de treinar já para a fase eliminatória pré-Libertadores”.

Desde 2013 o Atlético disputa todo ou ao menos parte do Paranaense com um time alternativo. Durante o período, foi campeão em 2016 quando usou os profissionais na reta final da competição.

Em 2013 e 2017 acabou vice-campeão, sendo que no primeiro ano disputou o torneio até o fim com o time alternativo; neste ano, os profissionais jogaram as finais contra o Coritiba.

Em 2015 teve sua pior participação com essa estratégia, acabando na nona colocação após disputar um quadrangular contra o rebaixamento, quando usou pela primeira vez no ano o elenco profissional.

Autuori também confirmou a participação do Furacão no Brasileiro Sub-23 da CBF, a ser realizado ainda em 2017. Porém, o clube irá disputar o torneio com a equipe Sub-20, que está nas semifinais do Brasileirão da categoria, ao lado de Cruzeiro, São Paulo e Coritiba.

“No Brasil as coisas acontecem repentinamente. Nós iremos ter um torneio Sub-23, uma competição rápida em outubro, para dar início já. Certamente o Atlético Paranaense irá participar. Nós não temos estrutura para de um momento para outro fazer um torneio Sub-23. Nós iremos fazer um esforço, claro. Mas esse esforço nos fará jogar esse torneio com o time Sub-20. Uma vez estaremos expondo esses jovens a um nível competitivo diferente”.