Topo

Luxa "chef de cozinha": adora frutos do mar e tem placa em bar no Recife

Placa "Escola de Futebol Arte Wanderley Luxemburgo" homenageia Luxa em restaurante no Recife - Roberto Oliveira/UOL
Placa "Escola de Futebol Arte Wanderley Luxemburgo" homenageia Luxa em restaurante no Recife Imagem: Roberto Oliveira/UOL

Roberto Oliveira

Colaboração para o UOL, em Recife

31/08/2017 04h00

Entre um treino e outro na terça-feira (29), na preparação para o jogo contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro, Vanderlei Luxemburgo trocou o campo de futebol pelo fogão da Toca do Leão e preparou uma peixada para os jogadores do Sport. A imagem do prato, coberto por legumes e camarões, foi divulgada pelo Sport no Twitter e repercutiu nas redes sociais, apresentando mais uma faceta da personalidade do “pofexô”.

A escolha do cardápio não foi à toa: Luxemburgo adora frutos do mar e tem até mesmo um bar e restaurante predileto no Recife especializado nas iguarias marítimas. De tão assíduo no "Prá Vocês", localizado próximo à famosa praia de Boa Viagem, o treinador ganhou até placa em sua homenagem. Ele frequenta o lugar desde a época de jogador.

“A primeira vez foi na década de 1970, ele veio fazer um jogo aqui, se não me engano ele era jogador do Flamengo. Tinha um garçom da gente que era um cara que sabia de tudo, bem informado, deu uma atenção especial a ele. chamava Chico, morreu faz uns 10 anos, era muito carismático. Eles conversavam muito sobre futebol, e de lá pra cá sempre que Luxa vinha para Recife vinha aqui. Pelo Santos, Palmeiras...”, conta Samuel Reis, 50 anos, proprietário do Prá Vocês, que à época era comandado pelo seu pai, Severino, hoje com 79.

Desde então, Luxemburgo desenvolveu um gosto especial por um dos pratos mais servidos na casa: camarão à paulista. “É um camarão com casca que a gente serve no alho e óleo, um prato que sai muito, ele adora.” Mesmo quando varia, o técnico do Sport não foge à predileção pelos frutos do mar. “Come agulha frita, caldinho de peixe, diz que o caldinho de peixe daqui é muito bom... Pediu uma lagosta grelhada da última vez”, continua Samuel, que vende o caldinho de peixe que conquistou Luxa de R$ 4 a R$ 8, a depender do tamanho da xícara. 

Segundo Samuel, nas visitas que fez ao estabelecimento Luxemburgo também comentou sobre o que mais lhe agrada na culinária. “Ele disse que gosta de feijão, arroz, carne, comida caseira mesmo”, explica. “Ah!, eles gostam muito˜, como quase todo carioca, ˜de feijão preto”, completa.

‘Escola de Futebol Arte Wanderley Luxemburgo’, parte 2

Luxa  - Reprodução/ArquivoPessoal - Reprodução/ArquivoPessoal
Arte gráfica da nova placa em homenagem a Luxa, com escudo do Sport
Imagem: Reprodução/ArquivoPessoal

A freguesia de Luxa lhe rendeu uma placa de homenagem no Prá Vocês, intitulada “Escola de Futebol Arte Wanderley Luxemburgo”, inaugurada em 2008 e prestes a ser repaginada, agora com as cores do Sport. A pedido do próprio Vanderlei.

“Quando ele aceitou treinar o Sport, sabia que ele viria aqui. Desde que ele se mudou já veio três vezes. Aí ele viu duas placas com escudo do Santa [Cruz, rival do Sport], e disse: ‘eu quero uma placa vermelha e preta com escudo do Sport. Faça essa placa pra gente vir aqui e fazer uma resenha’”, diz Samuel, que prepara a reinauguração da placa para as próximas semanas e a revelou ao UOL Esporte

Luxa não é o único homenageado no estabelecimento. Há as placas Rua Chico Anysio e Estrada Luiz Gonzaga, por exemplo, para ficar em dois grandes nomes do humor e da música nacionais. O humorista cearense, inclusive, tem uma foto em preto e branco num quadro pendurado em uma das paredes do estabelecimento. Assim como o ex-lateral esquerdo Roberto Carlos, que visitou o Prá Vocês com o ex-meio-campista Juninho Paulista, ambos pentacampeões mundiais.

‘Um cara sem frescura’

Luxa 2 - Reprodução/ArquivoPessoal - Reprodução/ArquivoPessoal
Luxemburgo e Samuel, cliente e proprietário do restaurante Prá Vocês
Imagem: Reprodução/ArquivoPessoal

Luxemburgo construiu ao longo da carreira uma imagem que muitas vezes refletiu arrogância. Para o dono e garçons do Prá Vocês, no entanto, o rótulo cai por terra quando se conhece o técnico um pouco mais de perto. “O cabra é uma figura espetacular, sem frescura”, defende Samuel. Mesma percepção de dois garçons, que definiram Luxa como “atencioso e simples”, quando perguntados na ausência do proprietário.

Para traduzir na prática a simplicidade de Luxemburgo, Samuel relatou uma história curiosa. "Teve uma vez que ele veio para um jogo aqui em Recife e depois veio comer aqui. Ficou tarde, ia demorar para chegar um táxi e eu levei ele e a comissão, todos no meu carro, tinha um monte de gente. Já levei ele no hotel umas duas vezes", lembra. 

Boca livre

Luxa 2 - Reprodução/ArquivoPessoal - Reprodução/ArquivoPessoal
Luxemburgo ao lado de Alexandre Faria, executivo do Sport, e de frente para o auxiliar Daniel Paulista
Imagem: Reprodução/ArquivoPessoal

Mas será que, cliente antigo, garoto propaganda há décadas por tabela, Luxemburgo costuma pagar as contas no Prá Vocês?

"Ele sempre pagou, paga toda vez", diz Samuel, que pretende fugir à regra da próxima vez. "Nessa vez agora, nesse jantar que vou dar pra ele da nova placa, não vou deixar ele pagar", promete o torcedor do Sport, que carrega um bottom o Leão da Ilha na camisa e não imaginava que um dos seus clientes mais antigos e famosos viria a treinar seu time de coração.

Confira mais fotos do restaurante preferido de Luxa no Recife

 

Luxa 4 - Roberto Oliveira/UOL - Roberto Oliveira/UOL
Prá Vocês tem dezenas de placas e quadro com foto em preto e branco de Chico Anysio
Imagem: Roberto Oliveira/UOL

Luxa 3 - Roberto Oliveira/UOL - Roberto Oliveira/UOL
Mesas que Luxa costuma usar no restaurante Prá Vocês, embaixo da placa Rua Chico Anysio
Imagem: Roberto Oliveira/UOL