Topo

Blogueiros opinam: quem deveria sair e quem deveria entrar na lista de Tite

Do UOL, em São Paulo

19/05/2017 13h12

O técnico Tite divulgou na manhã desta sexta-feira (19) a lista de convocados da seleção brasileira para os amistosos contra Argentina e Austrália, nos dias 9 e 13 de junho, em Melbourne. E como em toda lista, alguns nomes são contestados e outros requisitados. Diante disso, o UOL Esporte fez três perguntas aos seus blogueiros para saber o que eles fariam (ou não) de diferente na convocação: 1) O que achou da convocação de Tite? 2) Quem não merecia ter sido chamado? 3) Quem merecia uma chance e ficou fora? Veja as respostas:

Alexandre Praetzel

1 - Achei a convocação muito política. 90% do grupo está definido para a Copa do Mundo. Testaria nomes mais jovens com potencial de crescimento. Jemerson foi boa escolha. Chamaria Guilherme Arana, Tchê Tchê e Luan para observações. Amistosos são para isso.

2 - Acho que Rodriguinho e Diego Souza não estarão em 2018. 

3 - Fernando Prass.

André Rocha

1 - Não passa de uma convocação para amistosos que visam testar alguns nomes. O ideal seria Tite, num processo de longo prazo, dar mais oportunidades a jovens. Mas o cenário é de imediatismo. Tite sabe que se não vencer a Copa a tendência é ser dispensado. Se ganhar já declarou que não fica. Ou para no auge ou vai para a Europa. Então a convocação é pensando no ano que vem.

2 e 3 - Dentro deste contexto, dá para contestar o Rafinha, celebrar o Jemerson e o Diego Alves e sentir falta do Fabinho, do Monaco. Mas a lista é coerente e as discordâncias pontuais e naturais.

Juca Kfouri (leia mais no blog)

1 - Achei surpreendente em certos casos e impactante para não deixar a Seleção cair na monotonia. Bom marketing.

2 - Eu não chamaria o Fagner que caiu muito nesta temporada e está longe de ser um jogador disciplinado como o Tite gosta.

3 - Gostei muito da convocação do Diego Alves e acho que falta sinalizar com o Fred o que foi sinalizado com o David Luiz.

Júlio Gomes (leia mais no blog)

1 - Está difícil achar uma bola fora de Tite. Por enquanto, Tite segue só dando bolas dentro. Seu único erro é não querer ser presidente da combalida República!

2 - Fagner. Me parece insistência de Tite.

3 - Fabinho, do Monaco. Fez grande temporada, pode jogar na lateral direita e no meio.

Marcel Rizzo

1 - Boa. Ele mostra que tem uma base, mas que ainda está aberto a testes com as convocações, por exemplo, de Rafinha, Alex Sandro, Diego Alves e Rodriguinho. A principal surpresa realmente foi o corintiano, que vive boa fase mas atua em posição que, dentro da seleção, tem uma concorrência enorme.

2 - David Luiz ganha mais uma chance, mas não acredito que ele terá força para seguir até a Rússia. Não o teria chamado.

3 - Fernando Prass deve ter uma chance com Tite antes da Copa, pode ser um jogador importante para o grupo pela experiência mesmo no banco.

Menon

1 - A convocação é muito boa, principalmente por sinalizar que Tite não está fechado a novas experiências. Nesse item, as chamadas de Diego Alves e Ederson são importantes, porque ainda não temos um goleiro inquestionável.

2 - Não gosto da convocação de David Luís. Eu o considero um jogador de mau posicionamento, sempre pronto a atacar, quando deveria defender. Também não convocaria Taison, Giuliano e Rafinha. Já o Rodrigo Caio não está jogando bem, mas merece ser visto mais de perto.

3 - Convocaria Elias, Mariano e Dudu.

PVC

1 - Gostei de descansar estrelas como Neymar e descansar jogadores como Firmino. E da observação de jogadores que crescem na Europa, como Alex Sandro. Como observação, foi bom. Agora são 54 jogadores convocados.

2 - Acho que o único discutível é David Luiz. Jogou grande temporada, mas é líbero. Não jogou como zagueiro. Requer uma adaptação.

3 - Ninguém. Jogadores que vivem bons momentos como Jonas e Fred poderiam estar presentes. Mas nenhum indispensável ficou fora.

Ricardo Perrone

1 - Convocação coerente com o status de seleção classificada para a Copa da Rússia ostentado pelo Brasil e com o caráter amistoso das duas partidas. Tite acerta ao testar opções e principalmente ao dar descanso para Neymar. A comissão técnica mostrou ter um bom planejamento visando a Copa do Mundo. Destaque também para a merecida convocação de Jemerson.

2 - Não vejo ninguém na lista sem condições de defender a seleção em amistosos.

3 -  Já que o espírito é de poupar alguns titulares e de fazer testes, Malcom, do Bourdeaux, merecia uma chance. Evoluiu muito na Europa e sua convocação demonstraria interesse pelo  futuro da seleção.

Rodrigo Mattos

1 - Com vários poupados, Tite optou por fazer testes com jogadores inéditos pois já tem um grupo mais ou menos consolidado. Fez apostas até em jogadores que, a princípio, não se encaixam no seu esquema como David Luiz. Isso mostra que não está acomodado apesar do sucesso. Amistosos a um ano da Copa servem para isso: não para conquistar vitórias inócuas para o trabalho.

2 - Se o critério é a fase do jogador, Rodrigo Caio não merecia ser chamado. Tem errado muito nos jogos do São Paulo. Sinceramente, não sou fã do futebol de David Luiz, mas admito que vive bom momento no Chelsea e pode ser uma tentativa com os outros zagueiros poupados. A insistência em Taison é incompreensível para mim, mas Tite já nos provou com Paulinho que às vezes enxerga coisas que não vemos.

3 - Gostaria de mais chances para Dudu, e não descartaria dar nova oportunidade para Elias. São jogadores de bom nível, que se encaixam no estilo que Tite propõe e têm jogado bem recentemente. Elias, por exemplo, poderia ser o reserva perfeito para Paulinho, mais do que Giuliano, que, reconheço, entrou bem quando teve chance.