Topo

De dispensado a reforço: Carvajal sofreu com Mourinho e superou brasileiro

Carvajal é o titular da lateral direita do Real, deixando Danilo no banco - Reuters / Sergio Perez
Carvajal é o titular da lateral direita do Real, deixando Danilo no banco Imagem: Reuters / Sergio Perez

Do UOL, em São Paulo

25/04/2017 04h00

Carvajal hoje é o titular de Zinedine Zidane para a lateral direita do Real Madrid, deixando o brasileiro Danilo no banco de reservas. Mas conquistar essa condição não foi fácil para o espanhol. Uma lesão, a chegada de José Mourinho e o próprio brasileiro que chegou do Porto viraram obstáculos.

A identificação do lateral com o Real Madrid é grande e antiga. Formado nas categorias de base do Real, ele tinha 13 anos quando foi escolhido para, ao lado da lenda Di Stefano, colocar a pedra inicial que simbolizava o novo centro de treinamento do clube.

Foram dez anos defendendo o Real Madrid. E quando chegou a hora de subir ao profissional, o acaso e José Mourinho complicaram sua vida. Tanto que, mesmo com uma década de história merengue, ele precisou ir jogar na Alemanha antes de estrear na equipe principal do Real.

Quando foi contratado pelo Real, Mourinho convocou Carvajal para a pré-temporada nos Estados Unidos, mas o jogador sofreu um corte em uma piscina natural durante um dia de folga. A lesão o impediu de viajar naquele momento e fez Mourinho esquecer do lateral-direito. Por dois anos.

Afinal, foram dois anos atuando no time B do Real até que ele foi vendido para o Bayer Leverkusen. "Foi realmente duro ser do clube por dez anos e não estrear no time principal. Eu tinha ido muito bem na equipe B, fazendo gols e dando assistências", lamentou o jogador.

Mas a temporada na Alemanha fez bem a Carvajal. Boas atuações pelo Bayer fizeram o Real exercer a cláusula de compra após um ano. A grande mudança, no entanto, já havia ocorrido: Mourinho havia sido substituído por Carlo Ancelotti.

Carvajal voltou, ganhou chances com Ancelotti e conquistou a Liga dos Campeões, Mundial e Copa do Rei. Então, em 2015, novo obstáculo: o Real Madrid investiu 30 milhões de euros (cerca de R$ 100 milhões na época) para contratar Danilo, destaque do Porto.

O brasileiro, naturalmente, teve espaço no time titular, mas Carvajal apostou em sua força defensiva e em sua história de esforço no Real para garantir sua vaga. A diretoria do Real, desta vez, também o apoiou e renovou seu contrato. Agora, o jogador de 25 anos é a primeira opção de Zidane na Liga dos Campeões e no Espanhol. Finalmente, ele colhe os frutos plantados há tanto tempo.