Palmeiras já sabe quando terá Mina. Mas isso ainda depende do Santa Fe
Yerry Mina já entrou no gramado do Allianz Parque com a camisa do Palmeiras e deu entrevista como jogador do clube alviverde. O zagueiro, porém, ainda atua pelo Santa Fe. A chegada do atleta ao Brasil já tem data marcada, mas pode ser modificada pelo desempenho do time colombiano no campeonato local.
Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o empresário e tio do atleta, Jair Mina, disse que o contrato firmado no último dia 11 terá início somente em 10 de junho. Inicialmente, a viagem do atleta acontecerá no dia 14 ou 15 de junho. O zagueiro descansaria alguns dias antes da apresentação.
Mas a data pode mudar se o time colombiano avançar às fases finais do campeonato. "Fizemos um acordo com o diretor Mattos para que ele se apresente cinco dias depois do fim do torneio na Colômbia", disse Jair.
O planejamento seria alterado no caso de o Santa Fe avançar no mata-mata do Colombiano. O time de Bogotá, com uma vitória sobre o Atlético Nacional por 1 a 0 no domingo passado (gol de Mina, de cabeça), garantiu uma vaga nas quartas de final da competição a uma rodada da fase de grupos.
O principal torneio da Colômbia sofreu mudanças no calendário no começo do mês. A final seria disputada no dia 5 de junho, mas acabou adiada em duas semanas. O fato está ligado à vitória do Atlético Nacional nas oitavas de final da Libertadores, que adiou o término do campeonato, com o objetivo de "facilitar a participação" da equipe de Medellín No torneio sul-americano.
Dessa forma, ainda há a possibilidade de Mina entrar em campo no dia 19 de junho pelo Santa Fe. De acordo com Jair, isso também foi levado em consideração na negociação entre Palmeiras e o clube colombiano.
Nesse caso, o zagueiro chegaria ao Brasil entre os dias 24 e 25, pouco depois da abertura da janela de transferências, que ocorre dia 20. O Palmeiras recebe o América-MG no Allianz Parque no dia 22, em jogo válido pela 10ª rodada. No dia 25, viaja a Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro.
Mina, porém, tem grandes chances de integrar a Colômbia na Olimpíada do Rio. O torneio de futebol será disputado entre os dias 3 e 20 de agosto. A apresentação da seleção colombiana deve ocorrer no fim de junho — a estreia será contra a Suécia, no dia 4 de agosto, em Manaus.
Em contrapartida, o zagueiro ficou fora da convocação da Colômbia para a Copa América, divulgada na última sexta-feira. A decisão do torneio continental está marcada, por sua vez, para o dia 26 de junho.
Detalhes para a viagem
O empresário de Mina ainda contou detalhes da vinda do zagueiro ao Brasil. Inicialmente, somente ele e o atleta virão ao Brasil. Os pais do jogador ficarão na Colômbia. Depois, eles passarão a viver em São Paulo. Até lá, três assuntos estão pendentes: os papéis para a viagem e estadia, o local para morar e um automóvel para a locomoção na cidade.
A ideia dos pais de Mina é dividir o tempo de permanência entre Brasil e Colômbia, pois o irmão do zagueiro, Juan Jose, de 11 anos, dá os primeiros passos no futebol. Os pais, então, fariam um revezamento entre a capital paulista e Bogotá para o garoto não sair de solo colombiano.
Mina é uma das maiores revelações do futebol colombiano nos últimos anos. O atleta, que completará 22 anos em setembro, assinou contrato de cinco anos com o clube alviverde. Os valores da negociação não foram divulgados, tampouco a proporção dos direitos econômicos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.