Topo

Dunga dá alfinetada em Rafinha e Pato. E ainda aguarda por Neymar

Treinador da seleção destacou que atletas precisam querer jogar pela seleção - Getty Images
Treinador da seleção destacou que atletas precisam querer jogar pela seleção Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/09/2015 22h03

Dunga falou pela primeira vez nesta segunda-feira (28) sobre a desistência do lateral Rafinha, do Bayern de Munique, em defender a seleção brasileira.

Em entrevista ao programa “Bem, Amigos!”, da Sportv, o treinador ressaltou que respeita a decisão do jogador, mas deu uma alfinetada em Rafinha ao afirmar que, sob seu comando, qualquer jogador que queira atuar com a camisa da seleção precisa “sentir-se pronto” e que seleção é um lugar de competição.

“Acredito que não (terá outro caso de desistência), talvez em uma seleção olímpica. Mas temos conversado muito com o Gilmar que queremos jogadores comprometidos. Respeitamos a vontade de cada jogador, tentamos ajudar o jogador a tomar uma decisão que seja melhor para ele, e não para a seleção, pois algumas coisas a gente concorda, outras não”, declarou o treinador.

Dunga ainda usou o caso de Rafinha, que atua há 10 anos no futebol europeu, para explicar como funciona o relacionamento entre treinador e atleta na seleção brasileira.

“Quando você está há muito tempo na Europa, lá é um pouco diferente daqui. O treinador liga para o jogador, diz que ele será convocado, até porque lá tem poucos jogadores. Na seleção brasileira é diferente. Nós temos quatro ou cinco jogadores para a mesma posição no mesmo nível, um mais experiente, outro mais técnico, outro mais habilidoso. Para chegar na seleção você precisa estar disposto a competir. Analisamos a questão técnica, a competitividade e a reação psicológica em um momento difícil. Quando um jogador não se sente pronto para competir com os demais, ele não pode estar no grupo da seleção brasileira, e a gente respeita. Na seleção, tem que estar pronto. A gente não quer dúvida, o jogador tem que se sentir preparado e querer estar na seleção”, afirmou Dunga.

Ausência de Alexandre Pato

O treinador ainda aproveitou para explicar a ausência de Alexandre Pato, do São Paulo, em sua última convocação da seleção. Para o treinador, o atleta tem que estar pronto para ser chamado quando as oportunidades surgirem e não pode se deixar abalar caso isso não aconteça.

“Em entrevista, o próprio treinador (Juan Carlos Osorio, do São Paulo) disse que ele se decepcionou por não ser convocado e não teve um bom rendimento. Isso tudo é informação. Se vamos usar isso ou não, é outro detalhe. O jogador pode ficar tranquilo, tudo que é informação nós buscamos: quanto tempo faz que não marca, frequência que marca, como os gols são feitos, se com drible, se após um toque, se ele superou o adversário ou precisou de todos do time, em que momento o gol foi feito. Tudo isso a gente coloca e analisa detalhe por detalhe, porque nós não queremos errar”, avaliou o treinador.

Dunga ainda complementou citando ter dado oportunidades para atletas que estavam se destacando no futebol brasileiro em outras convocações, mas que esses jogadores não teriam rendido o esperado, principalmente pelas diferenças no padrão de jogo entre o futebol brasileiro e o europeu.

“A velocidade e o ritmo do jogo mudam, e o jogador tem que se adaptar. A gente não tem muito tempo na seleção brasileira. Quando o jogador vai para a seleção, esteja preparado 100%, porque vai ter cinco, dez ou 40 minutos, mas tem que ir lá e jogar o que joga no clube. Quando você chegar lá e colocar a camisa amarela, não larga, porque vem outro e ocupa. Você passa três, quatro anos longe da seleção e começa a lamentar e dizer que é melhor que outros jogadores, mas e quando teve sua chance? Vá concentrado, comprometido, 100%, que isso é futebol brasileiro, isso é qualidade”, declarou Dunga. 

O treinador ainda explicou que a posição em que Alexandre Pato atua é a mesma ocupada por Douglas Costa, que tem se destacado na seleção e no Bayern de Munique. Ao citar o posicionamento dos atletas, Dunga ainda "provocou" aqueles que questionaram suas convocações.

"O Pato joga mais pela faixa do Douglas Costa. Quando convoquei o Douglas, ele não era bom, ele só ficou bom no Bayern. Comigo, ele era volante, agora que está jogando pela ponta no Bayern, é bom", ironizou o treinador.

Chance de contar com Neymar

O treinador da seleção ainda destacou que não irá convocar nenhum jogador para a vaga de Rafinha até que o recurso contra a suspensão de Neymar seja julgado pelo TAS (Tribunal Arbitral do Esporte).

De acordo com o treinador e o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, o jogador poderá ser integrado ao elenco que enfrentará o Chile caso o recurso pedindo a revisão da suspensão seja aceito pelos membros do órgão internacional. 

Neymar será julgado no próximo dia 1 e o resultado do julgamento deverá sair até o dia 5. Ele será julgado pela expulsão na Copa América.