Topo

Final entre Cruzeiro e Atlético-MG terá esquema de segurança da Copa

Mineirão vive a decisão da Copa do Brasil com o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG - Luiza Oliveira/UOL
Mineirão vive a decisão da Copa do Brasil com o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG Imagem: Luiza Oliveira/UOL

Vagner Magalhães

Do UOL, em São Paulo

24/11/2014 14h57

A Polícia Militar de Minas Gerais vai disponibilizar mais de 3 mil homens para fazer a segurança interna e externa do Mineirão na final da Copa do Brasil entre Cruzeiro e Atlético-MG, marcada para a próxima quarta-feira, no Mineirão. O esquema e a logística do policiamento será semelhante à utilizada na Copa do Mundo, inclusive com a atuação do serviço reservado da corporação. 

O objetivo principal é evitar o enfrentamento de torcedores. Dos cerca de 60 mil ingressos colocados à venda, a ampla maioria será destinada aos cruzeirenses, que têm o mando da partida. Para os atleticanos, o número exato ainda não está definido, mas deve ser de pouco mais de 2 mil entradas.
 
De acordo com o comandante de Policiamento Especializado (CPE), coronel Ricardo Garcia Machado, a Polícia Militar participou de uma vistoria no Mineirão na manhã desta segunda-feira, quando o Cruzeiro apresentou o mapa da comercialização dos ingressos e o setor destinado aos atleticanos que irão à partida.
 
"Ainda existe a possibilidade de se aumentar um pouco o percentual para os atleticanos, mas esta não é uma decisão que cabe à Polícia Militar, mas sim aos clubes envolvidos. Fecharemos o esquema de policiamento nesta terça-feira e devemos ter mais de 3 mil homens trabalhando em toda a segurança que envolve a partida".
 
Como comparação, o coronel afirma que no jogo de ontem, entre Cruzeiro e Goiás, que deu o título ao clube mineiro, cerca de 500 policiais estiveram em serviço para a partida. Na semifinal da Copa do Brasil entre Atlético-MG e Flamengo, foram cerca de 900.
 
"Consideramos este jogo com  um risco maior por conta da rivalidade local entre os dois clubes. A nossa prioridade será o ponto de concentração dos atleticanos, que ficou definido para o Mineirinho. De lá faremos a escolta deles até o estádio.
 
O coronel explica que o Centro Integrado de Comando e Controle, que foi utilizado durante a Copa do Mundo, será utilizado, inclusive com o uso de uma aeronave que possibilitará o recebimento de imagens aéreas. Policiais com câmeras portáteis também estarão entre os torcedores.
 
"Essa foi uma experiência muito boa que tivemos na Copa do Mundo e que estamos utilizando nos eventos com maior quantidade de público e maior risco. O nosso serviço de inteligência também está empenhado, principalmente para evitar brigas que possam ser marcadas em redes sociais".
 
No clássico do dia 21 de setembro, pelo Campeonato Brasileiro, quatro atleticanos foram baleados por cruzeirenses no trajeto para o Mineirão. No jogo entre Atlético-MG e Flamengo, pelas semifinais da Copa do Brasil, também houve um princípio de briga com cruzeirenses e flamenguistas contra os atleticanos. Na ocasião, mais de 80 pessoas foram detidas.