Topo

Futuro presidente diz que Grêmio 'não tem condições' de comprar Dudu e Ruiz

Dudu é um dos jogadores cujo contrato de empréstimo acaba no Grêmio - Alan Pedro/Getty Images
Dudu é um dos jogadores cujo contrato de empréstimo acaba no Grêmio Imagem: Alan Pedro/Getty Images

Do UOL, em Porto Alegre

19/11/2014 13h00

O futuro presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, foi direto. Segundo o mandatário, o clube não tem condições financeiras de comprar Dudu e Alán Ruiz. O primeiro tem direitos fixados em 6 milhões de euros [R$19,4 milhões] e o segundo custa 4 milhões de dólares [R$ 10,3 milhões]. As alternativas para manter os atletas são novos empréstimos ou a busca por investidores. 

"O Grêmio não tem capacidade financeira de exercer estas contratações sem parcerias de investidores. Novos empréstimos seriam alternativa. Mas vamos trabalhar duro para manter o elenco que temos", disse Bolzan à Rádio Guaíba. 
 
Não será fácil. Uma proposta de compra partiu de um clube italiano e já foi entregue ao San Lorenzo, detentor dos direitos de Ruiz. O valor é superior aos 4 milhões de dólares previstos em contrato com o Grêmio. Se o clube não pagar para compra, perderá o atleta. Um novo empréstimo não é cogitado. 
 
Já Dudu é alvo de clubes brasileiros e também estrangeiros. Seus direitos pertencem ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e ele já deixou claro que não quer regressar à Europa. A ideia é permanecer no Brasil, seja no Grêmio ou em outro clube. 
 
"Vamos ser muito cuidadosos com as despesas e procurar não aumentar os gastos do clube. Teremos capacidade de diagnosticar competências para estabelecer um plantel muito competitivo. Temos que diagnosticar corretamente. Nem sempre o caro é o bom", disse o futuro presidente, que assume o clube em janeiro. 
 
Zé Roberto é outro contrato que se encerra. O lateral esquerdo, porém, é considerado caso mais simples e uma renovação deve ser encaminhada logo após o fim do Brasileirão. 
 
O Grêmio volta a campo nesta quinta-feira (20) para enfrentar o Cruzeiro às 21h50 (horário de Brasília).