Topo

Relembre os dez jogos mais importantes do centenário do Palmeiras

César Sampaio ergue o troféu da Libertadores após Palmeiras conquistar título em 1999 - Folhapress
César Sampaio ergue o troféu da Libertadores após Palmeiras conquistar título em 1999 Imagem: Folhapress

Do UOL, em São Paulo

19/08/2014 11h59

O Palmeiras completa, na próxima terça-feira (26), o seu centenário. Na história de oito títulos do Brasileiro, duas copas do Brasil, uma Libertadores e um Mundial recentemente reconhecido pela Fifa, o UOL Esporte listou os 10 jogos mais importantes para a história do clube.

As partidas escolhidas representam marcos na história do clube, como conquistas memoráveis, recordes inabaláveis até os dias de hoje, fatos que mudaram a história até a atualidade palmeirense ou jogos que arrepiam os palmeirenses mais jovens.

Ficaram de fora da lista jogos importantes como conquistas de títulos brasileiros e paulistas e até partidas que ficaram marcadas pela estreia de grandes ídolos. O ranking está exibido em ordem cronológica.

1933 – Palestra Itália 8 x 0 Corinthians – Campeonato Paulista

O Palmeiras enfiou oito gols no seu maior rival e ostenta este placar até hoje como a maior goleada da história do clássico. A partida foi disputada em um domingo, em novembro, no Palestra Itália e marcou uma sequência de sete partidas invictas no Estadual daquele ano. Romeu Pelliciari marcou quatro gols, Imparato balançou as redes alvinegras por três vezes e Gabardo completou a goleada.

1942 – Palmeiras 3 x 1 São Paulo – Campeonato Paulista

O jogo é tradicionalmente conhecido como Arrancada Heróica e é marcante para a história do clube porque foi o primeiro duelo em que o time foi obrigado a usar o nome de Palmeiras e não mais de Palestra Itália, por causa das pressões existentes na época na 2ª Guerra Mundial. Nada no país poderia fazer menção a inimigos, como era o caso dos italianos. Mais do que isso, o clássico também será eterno por ter terminado com o abandono dos são-paulinos do Pacaembu. Os palmeirenses venciam o jogo por 3 a 1 e viram seus adversários abandonaram o campo reclamando da arbitragem.

1951 – Palmeiras 2 x 2 Juventus (ITA) – Copa Rio

Então prefeito do Rio de Janeiro, João Carlos Vital segura a taça da Copa Rio de 1951 com jogadores do Palmeiras - Acervo Folhapress - Acervo Folhapress
Prefeito do Rio de Janeiro segura a taça da Copa Rio de 1951
Imagem: Acervo Folhapress

Ainda sob o efeito da ressaca do Maracanazzo na Copa de 1950, o Palmeiras representou o Brasil na final da Copa Rio, o Mundial daquela época. O país se uniu em torno da recuperação do orgulho de ser brasileiro e comemorou, em sua maioria, o titulo palestrino, deixando de lado as rivalidades clubísticas. Com mais de 100 mil pessoas no estádio carioca, os brasileiros gritaram é campeão do mundo e viram até o time desfilar em carro aberto pela cidade. Recentemente, a Fifa reconheceu a conquista como um legítimo mundial.

1959 – Palmeiras 2 x 1 Santos – Paulistão

Em 1959 o Palmeiras se sagrou supercampeão paulista sobre o Santos de Pelé com a vitória por 2 a 1 - Folha Imagem - Folha Imagem
Imagem: Folha Imagem

Era raro – para não dizer raríssimo - bater o time do Santos naquela época, e apresentações ao time que tinha Pelé e companhia são dispensáveis. O Palmeiras, no entanto, conseguiu o que poucos conseguiriam em 1959, na final do Paulistão que valeu como o Supercampeonato Paulista. Depois de dois empates nos primeiros jogos, os palmeirenses venceram no terceiro de virada, após Pelé abrir o placar. Os gols foram de Julinho Botelho e Romeiro.

1965 – Palmeiras (Brasil) 3 x 0 Uruguai

Filpo Núñez treinou o Palmeiras em três períodos: 1964 a 1965; 1968 a 1969; e 1978 a 1979 - Arquivo/Folhapress - Arquivo/Folhapress
Filpo Núñez foi o único estrangeiro a comandar a seleção brasileira na história
Imagem: Arquivo/Folhapress

O Palmeiras foi o primeiro time a representar a seleção brasileira do goleiro ao ponta esquerda, como dizem os mais antigos. O time daquela época, incluindo o técnico argentino Filpo Nuñes, representou o país na inauguração do Mineirão e venceu por 3 a 0 a seleção do Uruguai, na época em que a rivalidade contra os uruguaios ainda estava muito mais viva do que é nos dias de hoje.

1974 – Palmeiras 1  x 0 Corinthians – Paulistão

Ademir da Guia, meia do Palmeiras, concede entrevista após a conquista do Paulista de 1974, contra o Corinthians - Folhapress - Folhapress
Ademir da Guia, meia do Palmeiras, concede entrevista após a conquista do Paulista de 1974
Imagem: Folhapress

O Palmeiras venceu mais um Paulista, dessa vez, em 1974. O título não era novidade para a equipe alviverde, que vinha em uma ótima fase, após boas conquistas, como os nacionais de 1972 e 1973. A grande motivação para os palmeirenses daquela vez, no entanto, foi manter o arquirrival, o Corinthians, em um incômodo tabu, especialmente com a equipe do ídolo Rivellino. O Morumbi estava tomado por corintianos, mas a força alviverde foi maior do que tudo isso.

1993 – Palmeiras 4 x 0 Corinthians – Paulistão

Time do Palmeiras campeão Paulista em 1993 ao vencer o Corinthians na final - Pisco del Gaiso/Folhapress - Pisco del Gaiso/Folhapress
Time do Palmeiras campeão Paulista em 1993 ao vencer o Corinthians na final
Imagem: Pisco del Gaiso/Folhapress

O Palmeiras encerrou um importante jejum diante do Corinthians e com direito a goleada de 4 a 0 em cima do principal rival após sair perdendo no primeiro jogo. A partida disputada no Morumbi  é tão comemorada pelos palmeirenses que até virou música nos estádios, cantada até hoje. Evair fez o gol de pênalti na prorrogação e até hoje descreve a sensação que sentiu antes de converter a cobrança como a mais impressionante de toda a sua vida.

1999 – Palmeiras 2 x 1 Deportivo Cali (COL) – Libertadores

Marcos, celebrando título da Libertadores com o Palmeiras, em 1999 - Divulgação - Divulgação
Marcos, celebrando título da Libertadores com o Palmeiras, em 1999
Imagem: Divulgação

O Palmeiras venceu o Deportivo Cali nos pênaltis e consagrou de vez a carreira de São Marcos. O goleiro foi eleito o melhor da competição e saiu correndo para comemorar ao ouvir o barulho da placa de publicidade que recebeu a bolada de Zapata. Aquele foi o primeiro e único título da Libertadores para os palmeirenses e quase colocou o Palestra Itália abaixo de tanta comemoração.

1999 – Palmeiras 4 x 2 Flamengo – Copa do Brasil

O Palmeiras venceu o Flamengo com os inesquecíveis gols nos acréscimos e uma virada impressionante após ver o placar marcando 2 a 2. Euller, o filho do vento, é lembrado até hoje pelos palmeirenses pelos importantes gols nas quartas de final da competição. O título nem foi conquistado, mas a partida serve até hoje como uma das memórias mais celebradas pela torcida alviverde.

2000 – Palmeiras 3 x 2 Corinthians – Libertadores

Dida e Marcos, goleiros de Corinthians e Palmeiras, respectivamente, trocam de posição na disputa por pênaltis da semi da Libertadores de 2000 - Ormuzd Alves/Folhapress - Ormuzd Alves/Folhapress
Marcos, goleiro do Palmeiras que fez história ao parar Marcelinho Carioca
Imagem: Ormuzd Alves/Folhapress

Assim como o jogo anterior na lista, o título daquela vez não foi conquistado. Mas o simbolismo da partida é enorme. O time eliminou o Corinthians pela segunda vez consecutiva na Libertadores, desta vez, na semifinal. Depois de todos atletas converterem as cobranças, Marcelinho Carioca, jogador mais odiado pelos palmeirenses à época, parou nas mãos de Marcos. O lance é colocado em absolutamente todos os vídeos que lembram os 100 anos do Palmeiras.