Topo

Grêmio mantém aposta em ex-jogadores e contrata Émerson como auxiliar técnico

Émerson não disputou a Copa do Mundo de 2002 pois sofreu uma lesão no ombro direito - Arquivo/Folha Imagem
Émerson não disputou a Copa do Mundo de 2002 pois sofreu uma lesão no ombro direito Imagem: Arquivo/Folha Imagem

Do UOL, em Porto Alegre

26/03/2012 17h40

O Grêmio contratou, nesta segunda-feira, o ex-volante Émerson para ser auxiliar técnico do time. O ex-atleta tem frequentado o Olímpico constantemente e passará a trabalhar ao lado de Roger e Antônio Lopes Júnior, que já são auxiliares de Vanderlei Luxemburgo no time tricolor.

Émerson começou sua carreira profissional no Grêmio em 1994, deixando o clube e 1997. Depois passou por Bayern Leverkusen, Roma, Real Madri, Juventus, Milan e encerrou sua carreira no Santos em 2009. Além disso, em seu currículo conta uma série de convocações para seleção brasileira.

A boa relação com o técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, foi importante para Émerson ser contratado pelo Grêmio. Ele será o terceiro auxiliar na hierarquia do clube. Antônio Lopes Júnior é o primeiro e Roger o segundo.

Seu trabalho, também, visa aproximar as categorias de base do time principal do Grêmio por meio de avaliações criteriosas dos atletas. A última aparição de Émerson ocorreu durante a Copa do Mundo de 2010, quando virou comentarista de televisão na Band, ao lado de Denílson e Vampeta.

Natural de Pelotas, com 35 anos, Émerson começa seu trabalho nesta semana e vive sua primeira experiência como auxiliar técnico. A aposta gremista segue os mesmos moldes do feito com Roger, que já comandou o time em duas oportunidades, ambas contra o Inter, e tem 100% de aproveitamento.

Ambos são completamente identificados com as cores do Grêmio, remetem a períodos vencedores e conquistaram inúmeros títulos vestindo azul, branco e preto, como a Libertadores de 1995 e o Brasileiro de 1996. Baseado na história, Émerson receberá chance.