Topo

Esporte


Departamento médico do ABC inova e utiliza videogame para recuperar atletas

Irineu realiza recuperação através do videogame Wii - Divulgação/ABC
Irineu realiza recuperação através do videogame Wii Imagem: Divulgação/ABC

Do UOL Esporte

Em São Paulo

02/06/2011 16h36

O departamento médico do ABC resolveu inovar, e vem utilizando a tecnologia para aumentar a eficiência e rapidez da recuperação dos atletas lesionados. Para chegar a esse resultado, o setor de fisioterapia do clube abecedista 'adotou' o videogame Nintendo Wii para auxiliar o tratamento dos jogadores.

A chamada “Wiireabilitação” vem sendo utilizada pelos fisioterapeutas com o zagueiro Irineu, que se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo. Para quem não conhece, o Wii é um videogame em que você utiliza um controle sem fio que capta os movimentos do jogador e os reproduz na tela do jogo.

No caso específico da recuperação está sendo utilizado o Wii Fit,uma balança chamada Wii Balance Board, capaz de poder calcular o índice de massa corporal do jogador. O jogo apresenta cerca de 50 atividades diferentes, divididas em 4 categorias: Yoga, exercícios de equilíbrio, aeróbica e exercício físico como flexões.

“É uma inovação que estamos trazendo e está dando um ótimo resultado. Além de estar próximo da realidade, existe a questão do jogo que motiva o atleta sempre a querer melhorar, além de fazer com ele faça o tratamento sem perceber, brincando. Estamos sempre acompanhando e avaliando os pontos positivos e negativos da influência do jogo na reabilitação e isso tem sido muito proveitoso”, destacou o fisioterapeuta Ronnie Peterson.

Esporte