Topo

Neymar volta à seleção com dois gols e garante vitória do Brasil sobre a Escócia

Neymar comemora um dos gols marcados na vitória sobre a Escócia - Kieran Doherty/Reuters
Neymar comemora um dos gols marcados na vitória sobre a Escócia Imagem: Kieran Doherty/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/03/2011 11h54

Os torcedores que foram ao Emirates Stadium, em Londres, puderam relembrar um pouco do passado e se entusiasmar com o futuro da seleção brasileira. Se Ronaldo foi saudado e homenageado antes de a bola rolar, coube ao atacante Neymar a função de chamar a responsabilidade e marcar os gols da vitória do Brasil sobre a Escócia por 2 a 0, neste domingo, aliviando assim a pressão sobre Mano Menezes, que havia perdido os dois últimos jogos (Argentina e França) por 1 a 0.

De volta ao time principal após ficar fora do jogo contra os franceses, em fevereiro, por conta da disputa do Sul-Americano sub-20, Neymar teve boa movimentação ofensiva, criando chances e formando dupla com o estreante Leandro Damião, convocado após as contusões de Alexandre Pato e Nilmar, e também com Jonas, na parte final da partida.

A partida em Londres marcou também a estreia do meia Lucas, do São Paulo, que assim como Neymar, brilhou durante o Sul-Americano sub-20. Por outro lado, o amistoso marcou o retorno do zagueiro Lúcio e o meia Elano e, apesar de não brilharem, também não comprometeram. Muito, no entanto, por conta da fragilidade da equipe escocesa, que pouco ameaçou os brasileiros durante toda a partida.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
20min - NA TRAVE!!! Elano faz o levantamento de escanteio e Leandro Damião sobe com liberdade. Ele cabeceia firme, mas a bola toca no travessão e sai em linha de fundo
26min - Elano dá uma bela enfiada de bola para Lucas, na direita. Ele aparece em linha de fundo e cruza em meia-altura. Leandro Damião aparece, mas desvia para tiro de meta
41min - GOOOOOLLLLL DO BRASIL!!! André Santos desce pela esquerda do ataque e toca para Neymar na grande área. Ele domina, abre o ângulo e bate rasteiro no canto esquerdo do goleiro
SEGUNDO TEMPO
1min - NA TRAVE!!! Neymar dispara em velocidade pelo campo de ataque e bate firme da entrada da área. A bola sobe e trisca no travessão antes de sair em linha de fundo
14min - PARA FORA!!! A bola é levantada para a grande área e Leandro Damião aparece mais uma vez cabeceando. Ela sai à esquerda da meta, em linha de fundo
31min - GOOOOOOLLLLLL DO BRASIL!!!!! Neymar é derrubado na área e o árbitro marca pênalti. Na cobrança, o camisa 11 bate o pênalti com seriedade e coloca no canto direito da meta. O goleiro cai para o outro lado

Mesmo assim, o Brasil teve dificuldade para encontrar seu melhor jogo. Apesar de ter o domínio total, a seleção encontrou problemas para superar o esquema defensivo do rival, tanto que a única boa chance foi quando Leandro Damião cabeceou no travessão. Daniel Alves, pela direita, e André Santos, pela esquerda, foram boas opções para tentar driblar a falta de oportunidades pelo meio.

Tanto que foi dos pés de André Santos que nasceu o primeiro gol brasileiro. Neymar recebeu passe do lateral-esquerdo e teve calma e técnica para mandar no canto esquerdo do goleiro escocês.

Na segunda etapa, Neymar continuou sendo o mais lúcido em campo e, mesmo quando a Escócia apertou a marcação, o atacante mostrou seu oportunismo ao receber dentro da área e ser derrubado. Pênalti que o próprio camisa 11 bateu e, com isso, marcou o seu terceiro gol pela equipe principal.

“Ele é objetivo, determinado e estou vendo uma grande seleção”, elogiou Ronaldo, durante a transmissão da TV Globo, ao comentar a boa atuação de Neymar, que deixou o campo aplaudido pelos brasileiros e vaiado pelos escoceses.

E, em junho, os dois destaques deste domingo estarão juntos em campo pela primeira vez. No dia 7, Ronaldo vestirá a camisa da seleção brasileira pela última vez, na partida que marcará sua despedida do futebol, contra a Romênia, no Pacaembu. Três dias antes, no entanto, o time de Mano Menezes terá pela frente a Holanda, em jogo que acontece no Serra Dourada.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Em primeiro lugar é preciso dizer que o time da Escócia não é ruim. É simplesmente ridículo.

BRASIL 2 X 0 ESCÓCIA

Brasil
Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva (Sandro), Ramires, Elano (Elias) e Jádson (Lucas); Neymar (Renato Augusto) e Leandro Damião (Jonas)
Técnico: Mano Menezes

Escócia
McGregor; Hutton, Berra (Wilson), Crainey e Whittaker (Commons); Brown, Caldwell, Morrison, Adam (Snodgrass) e Bannan; McArthur (Bannan) e Miller (Mackail-Smith)
Técnico: Craig Levein

Data: 27/03/2011 (domingo)
Local: estádio Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Gols: Neymar, aos aos 41min do primeiro tempo e 31min do segundo tempo, para o Brasil.