Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Venda de Soteldo quebrou promessas e foi determinante para saída de Holan

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/04/2021 04h00

A venda do atacante Yeferson Soteldo ao Toronto FC, do Canadá, acabou se tornando determinante no pedido de demissão do técnico Ariel Holan, feito ontem (26). Durante a negociação para assinar com o Santos, o argentino ouviu da diretoria que o venezuelano não sairia e que o clube se resolveria com o Huachipato (CHI) -- para quem devia pela compra do atleta. No entanto, o camisa 10 do Santos manifestou desejo de deixar o clube e, em situação financeira delicada, o Peixe efetuou a venda.

A transação desbloqueou o Santos na Fifa e liberou a equipe para fazer novas contratações e enfim reforçar seu elenco. Holan, então, pediu investimento, mas ouviu que a situação financeira seguia complicada. O argentino tinha noção de tal situação quando aceitou a oferta santista, mas viu a situação piorar com lesões e a saída de Soteldo. Por isso, acabou pedindo reforços com qualidade. Diante da negativa e da pressão do torcedor, decidiu deixar a equipe após três meses. (Por Eder Traskini)

Fortaleza: regra de troca de técnico no Brasileiro causou saída de Enderson

O Fortaleza admite que optou pela demissão precoce de Enderson Moreira, que comandou o time por 11 partidas, por causa da nova regra do Brasileirão, que permite apenas uma demissão de treinador por clube na competição. A informação foi confirmada à coluna pelo presidente Marcelo Paz. "Entendemos que era o momento de uma mudança. Já tínhamos feito uma reformulação, com mudanças de jogadores. Até tivemos bons resultados, mas as derrotas para Santa Cruz e Bahia e o fato de termos mais um mês até o início do Campeonato Brasileiro nos fez tomar essa decisão já. Essa nova regra de só pode trocar um treinador também nos fez adiantar o processo. Se o técnico chega na competição já pressionado, ficaria ruim para a sequência e prejudicaria nosso planejamento para o futuro. Antecipamos uma situação que se encaminhava pressionada. O novo comandante terá tempo de implantar seu trabalho e impor sua filosofia", afirmou. (Caio Blois e Thiago Fernandes)

Governo prepara texto da nova MP do Mandante para antes do Brasileiro

O desejo dos clubes brasileiros em ter uma nova lei que regule a venda dos direitos de transmissão está perto de se concretizar. Fontes ouvidas pela coluna afirmam que a Segov (Secretaria de Governo) começou a preparar o texto da Medida Provisória, com o auxílio dos ministérios da Cidadania e da Economia. A ideia é que a MP seja publicada antes do início do Campeonato Brasileiro, previsto para 28 de maio. Há duas semanas, clubes integrantes do Movimento Futebol Mais Livre tiveram um encontro virtual com o deputado Felipe Carreras (PSB-PE), presidente da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados. Representantes de Flamengo, Fortaleza, Santos, Palmeiras e da Liga do Nordeste pediram auxílio do parlamentar para que ele pautasse um debate público na Comissão. No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro, sancionou a MP 984, que dava ao mandante o direito de negociar seus jogos, mas a MP não foi levada à votação pelo então presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e caducou, perdendo sua validade. (Por Thiago Braga)

Torcedores do Vasco enviam à Fifa vídeo sobre 'VAR descalibrado'


Torcedores do Vasco enviaram à Fifa um vídeo sobre o "VAR descalibrado" na partida entre o time e o Internacional, pela última edição do Brasileiro. Estes cruz-maltinos já vêm se mobilizando por uma petição para acionar o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) contra a CBF e pela anulação da partida. O vídeo, que mostra a conversa entre os membros da cabine do VAR durante a análise do gol de Rodrigo Dourado para o Colorado, ganhou, inclusive, legenda em inglês. "Os torcedores mandaram por via virtual, no site da Fifa, e postal. O que eles [árbitros] fizeram naquele diálogo foi um crime de manipulação indevida de um resultado de um jogo de futebol. Segundos depois desta conversa indecorosa, avisaram que o gol foi legal. Esse vídeo é uma prova", disse o advogado José Luiz Siqueira, um dos idealizadores do movimento. (Alexandre Araújo e Bruno Braz)

Loja antecipa venda e vaza coleção nova do Fluminense

Peças dos uniformes do Fluminense para treino, viagem e casual para a temporada 2021 vazaram na noite de domingo (25). Uma das lojas conveniadas recebeu os produtos e colocou à venda antes do combinado, o que fez com que houvesse o vazamento. Ontem (26), um casaco também foi anunciado em uma loja online. Todos os modelos foram confirmados à coluna como oficiais do enxoval de 2021. O lançamento está previsto para o mês que vem. Assim, a segunda coleção da Umbro para o Fluminense também sofre com vazamentos, como a primeira, em 2020, que precisou ser adiada por conta da pandemia de coronavírus. (Por Caio Blois)

Inchaço no joelho de Guerrero alerta Inter para outros operados

O inchaço no joelho direito de Paolo Guerrero, que passou por cirurgia no ano passado, criou alerta no Inter. O jogador está afastado do time realizando reforço após voltar a jogar recuperado de um período de sete meses de parada. Com outros dois jogadores em fase final de retorno da mesma lesão -- Boschilia e Saravia -- o clube quer evitar que o cenário se repita e está prolongando os processos de tratamento. Moledo, que sofreu lesão semelhante e ainda está longe de voltar, não tem previsão de atuar em 2021 e demandará ainda mais cautela. (Por Marinho Saldanha)

SBT prepara pacote comercial da Champions League para mês de maio

O SBT está preparando o pacote comercial da Liga dos Campeões para vender ao mercado publicitário. A coluna apurou que, se tudo der certo, o mercado terá acesso em maio ao plano da emissora para a cobertura da competição. Como sempre acontece em contratos da Uefa, a prioridade para as cotas masters será de patrocinadores oficiais da Champions League. Ou seja, a cervejaria Heineken tem preferência para comprar uma cota na emissora de Silvio Santos. (Por Gabriel Vaquer)