Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Grupo de clubes diz que Bolsonaro prometeu editar nova MP do Mandante

Bolsonaro em junho do ano passado, com dirigentes de clubes na discussão da primeira versão da MP do Mandante - Marcos Corrêa/PR
Bolsonaro em junho do ano passado, com dirigentes de clubes na discussão da primeira versão da MP do Mandante Imagem: Marcos Corrêa/PR

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

24/03/2021 04h00

A Associação Brasileira de Clubes de Futebol, liderada por Francisco José Battistotti, aguarda que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), edite uma nova Medida Provisória (MP) do futebol. O presidente teria prometido ao grupo, ainda no ano passado, que recriaria o texto que não chegou a ser votado quando Rodrigo Maia (DEM-RJ) era presidente da Câmara dos Deputados.

A ideia é que a nova MP tenha texto semelhante ao anterior, permitindo a venda de direitos de transmissão por mandantes e isentando os clubes de pagamento do Profut (programa de parcelamento de dívidas com o governo) enquanto houver a pandemia do novo coronavírus. Já houve uma reunião da entidade com o governo federal no início de março, e o grupo de clubes aguarda uma manifestação dos políticos sobre o caso. O senador Carlos Portinho (PL-RJ) também participa das conversas e é o escolhido para tratar sobre questões envolvendo o Projeto de Lei sobre a criação do clube-empresa no Brasil.

Argel recusa oferta para voltar a time do RS e segue desempregado

Argel Fucks recebeu proposta para voltar a trabalhar agora, mas preferiu recusar. A oferta foi do São José, de Porto Alegre, para o restante do Campeonato Gaúcho. O treinador passou pelo clube da zona norte de Porto Alegre em 2010, contudo não quis voltar ao Passo D'Areia. O mais recente clube de Argel foi o CSA, de onde saiu em setembro de 2020. (Por Jeremias Werneck)

Inter se aproxima do Shakhtar em negócio por Taison

O Internacional está próximo do Shakhtar Donetsk em dois negócios. O Colorado quer a liberação de Taison antes do fim do contrato e os ucranianos pretendem firmar acordo pelo lateral Vinícius Tobias, de 17 anos. Há mais um atleta avaliado pelo clube gaúcho no elenco europeu: Marquinhos Cipriano, atacante formado na base do São Paulo. O jogador de 22 anos poderia ser liberado por empréstimo, segundo apurou a coluna. O Inter considera seu ataque carente na função de Cipriano, mesmo após a chegada de Palacios. Ainda sem oferta formal, o assunto é tratado nos bastidores com cautela para que uma investida não atrapalhe a outra. (Por Marinho Saldanha)