Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Futebol tem futuro incerto em São Paulo: governo ainda pensa em paralisação

26.02.2021 - O governador João Doria (PSDB) durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo - Divulgação/Governo de São Paulo
26.02.2021 - O governador João Doria (PSDB) durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo Imagem: Divulgação/Governo de São Paulo

Pedro Lopes e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

11/03/2021 04h00

O futebol foi mencionado brevemente na entrevista coletiva de ontem (10) do governador João Dória (PSDB), mas a suspensão das atividades do esporte em todo o estado de São Paulo segue no radar do governo. À De Primeira, fontes ligadas tanto aos clubes do estado como ao próprio governo afirmam que, nos bastidores, a paralisação é tratada como inevitável e pode ser anunciada ainda nesta semana. Oficialmente, nem as autoridades nem a Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmam a versão.

O movimento pela interrupção do futebol local ganhou força nesta terça-feira, quando foi solicitada Ministério Público. Clubes chegaram a ser avisados de que o governo havia decidido pela paralisação, e criou-se expectativa de um anúncio na quarta-feira. De terça para quarta, um lobby envolvendo CBF, Federação Paulista e detentores de direitos de transmissão entrou em ação. Em uma reunião com autoridades ontem, a FPF voltou a falar sobre seus protocolos e defendeu a continuidade.

No âmbito nacional, CBF e clubes das séries A e B conversam sobre a continuidade da temporada e se preparam para uma eventual paralisação. Dentro do futebol, há poucas vozes favoráveis à paralisação: a imensa maioria de jogadores, dirigentes, empresários e as redes de televisão são partidárias da manutenção do calendário.

Palmeiras e Danilo Barbosa se aproximam, mas ainda discutem contrato

A conversa entre Palmeiras e Danilo Barbosa ainda não está finalizada, mas a tendência é de que ocorra um desfecho positivo e seja firmado o acordo por empréstimo. As partes se aproximaram após passar por divergências salariais, e o estafe do meio-campista trabalha para que consiga a liberação do Nice (FRA) até dezembro —o Verdão terá a opção de compra no fim do ano. Aos 25 anos de idade, o volante já trabalhou com Abel Ferreira no Braga (POR), mas sua contratação já vinha sendo debatida pelo departamento de futebol antes mesmo da chegada do comandante português. (Por Thiago Ferri)

Rodrigo Nestor muda de agente, e São Paulo vê negócio por renovação evoluir

O São Paulo ainda mantém as conversas para renovar o contrato de Rodrigo Nestor, que se encerra em novembro de 2021, e vê as tratativas evoluírem no mercado da bola. O volante de 20 anos trocou de empresários em dezembro passado, o que atrasou a negociação. O meio-campista deixou de trabalhar com a Ellite Sports Gestão & Marketing e agora é agenciado por um advogado ligado aos seus familiares, conforme apurado pela coluna. Mesmo com o imbróglio entre atleta e antigo empresário, a diretoria conseguiu intensificar as conversas para que o jogador tenha o compromisso prorrogado no Morumbi. O diretor de futebol Carlos Belmonte Sobrinho e o executivo da pasta, Rui Costa, são os responsáveis por conversar com os representantes de Rodrigo Nestor no mercado da bola. (Por Thiago Fernandes)

Destaque na seleção dos EUA, volante do Inter vai ser avaliado de perto em Pré-Olímpico

Johnny parte hoje (11) para seleção sub-23 dos Estados Unidos que disputará uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. E as frequentes convocações — até para a seleção principal — atraíram o holofote do mercado da bola sobre ele. Clubes da MLS (Liga norte-americana de futebol) e da Europa têm no marcador de 19 anos um dos alvos para observação na competição que vai até o fim do mês, no México. A idade, o respaldo da comissão técnica e a facilidade de colocação no mercado dos Estados Unidos pela nacionalidade são componentes que tornam uma investida pelo atleta ainda mais provável, dependendo do rendimento pela seleção. (Por Marinho Saldanha)

Flamengo inicia obra de instalação de refletores para treinos noturnos no Ninho

O Flamengo trabalha na melhoria das condições de trabalho no Ninho do Urubu e iniciou as obras para implantação de refletores no campo 2. A ideia é que o espaço possa ser usado para treinos noturnos quando necessário. Enquanto isso, o campo 3 do CT também passa por uma reforma de nivelamento do piso e plantio de grama. O local, antes usado apenas pelas categorias de base, ficará às ordens dos profissionais a partir de agora. Os garotos da casa ficarão com três campos para o trabalho do dia a dia. (Por Leo Burlá)

Membro do Conselho Gestor do Santos é diagnosticado com covid-19

Renato Quaresma, membro do Comitê de Gestão do Santos e influente nos rumos do futebol do clube, foi diagnosticado com covid-19 ontem. Ele já suspeitava, pois teve uma leve falta de ar, além de tosse e dor de garganta. O dirigente está cumprindo isolamento e não teve contato com os demais gestores nos últimos dias. No elenco profissional, o Santos tem hoje um jogador afastado por conta do coronavírus: o lateral Pará. No ano passado, durante a disputa da Copa Libertadores, o time foi abalado por um surto da doença. (Por Gabriela Brino)