Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Times das séries A e B apelam a Bolsonaro em lobby por MP "do Mandante"

Jair Bolsonaro (ao centro, sem máscara) recebeu representantes de clubes no final de junho em conversa por MP do Mandante - Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro (ao centro, sem máscara) recebeu representantes de clubes no final de junho em conversa por MP do Mandante Imagem: Marcos Corrêa/PR

Do UOL, em São Paulo

30/09/2020 04h00

Com a MP 984/20 - do Mandante - muito perto de caducar, representantes de clubes das Séries A e B têm hoje (30) uma reunião com Jair Bolsonaro. Preocupadas e com certo tom de urgência, as agremiações tentarão sensibilizar o presidente para que ele encampe a batalha pelos direitos de transmissão dos mandantes. Por ora, o chefe do executivo ainda não "arregaçou as mangas" para trabalhar mais firmemente no lobby pela aprovação do texto.

Bolsonaro é adepto do projeto, mas a ideia esbarra na Câmara dos Deputados. A estratégia que está na mesa dos clubes é tentar influenciar os deputados por um Projeto de Lei (PL). A missão é das mais duras, visto que teria de haver um consenso entre as lideranças dos partidos para que o plano fosse tocado adiante com velocidade. O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, acompanha a comitiva dos cartolas de clubes em Brasília e tenta ajudar no lobby. Conforme mostrou o Blog do Danilo Lavieri ontem (29), 45 clubes se reúnem na capital federal em uma ação de quase desespero pela MP 984. (Por Leo Burlá e Pedro Ivo Almeida)

SBT queria Leandro para comentar jogo do Fla na Libertadores

Júnior Baiano não era exatamente a primeira opção do SBT para a transmissão de Flamengo x Indepediente Del Valle, pela Libertadores da América, nesta quarta-feira (30. A De Primeira apurou que o canal de Silvio Santos queria inicialmente o ex-lateral Leandro, um dos maiores ídolos da história do clube rubro-negro. A emissora chegou a buscar o contato do lateral, mas foi alertado de ele está no grupo de risco do novo coronavírus - Leandro tem 61 anos. Hoje, o SBT não permite que ninguém com risco de contrair a covid-19 entre em seus estúdios. Com a impossibilidade, o SBT chamou Júnior Baiano, que aceitou rapidamente o convite. Junto com o ex-zagueiro, estarão o narrador Luiz Alano e o comentarista Eugênio Leal. (Por Gabriel Vaquer)

TCU arquiva pedido de anulação de exoneração de presidente da Apfut

O TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu arquivar pedido do subprocurador do Ministério Público Lucas Rocha Furtado para que o governo anulasse a exoneração do ex-presidente da Apfut, Benny Kessel - a Autoridade Pública de Governança do Futebol tem como função fiscalizar os clubes que aderiram ao Profut. Kessel foi exonerado em março, por decisão do novo Secretário do Esporte, Marcelo Magalhães. Já há até um novo presidente nomeado, Thiago Froes. Furtado alegava que o cargo de presidente da Apfut é estável por meio do decreto que criou o órgão e deveria durar três anos, com a possibilidade uma recondução. Já membros do TCU entenderam que a função é comissionada e, portanto, pode haver dispensa pelo chefe direto ou a pedido do funcionário. (Por Marcel Rizzo)