Topo

Pênaltis não marcados? Ex-árbitros analisam polêmicas em Croácia x Marrocos

Do UOL, em São Paulo

17/12/2022 14h56

Classificação e Jogos

A Croácia venceu a disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo 2022, hoje (17), contra Marrocos, mas a arbitragem do qatariano Abdulrahman Al-Jassim rendeu reclamações das duas equipes.

No segundo tempo, a Croácia protestou bastante quando Amrabat, jogador de Marrocos, acertou Gvardiol dentro da área. O árbitro mandou seguir e o VAR não interferiu. No lance seguinte, foi a vez dos marroquinos se queixarem. Hakimi levou um tranco nas costas e reclamou de pênalti. O juiz seguiu o jogo, e o VAR também não recomendou a revisão, sugerindo que a possível falta teria acontecido fora da área.

A seguir, confira análises de ex-árbitros a respeito da arbitragem em Croácia 2 x 1 Marrocos pelo terceiro lugar da Copa do Qatar.

Salvio Spinola

Pra mim, pênalti não marcado para a Croácia. Falta clara [em Hakimi] não marcada para Marrocos, foi fora da área.

José Aparecido de Oliveira

Realmente a atuação do árbitro não foi das melhores. O pênalti a favor da Croácia aconteceu, em seguida também acontece a favor de Marrocos, não marcado, porém penso que foi fora da área de pênalti. Nessa situação [lance para a Croácia], o VAR deveria ter atuado. Pra mim, erro grave por ser uma Copa do Mundo.

Renato Marsiglia

Não houve pênalti em nenhum dos dois lances, sendo que no lance reclamado por Marrocos a falta ocorreu fora da grande área. No pênalti reclamado pela Croácia, o VAR acertadamente sustentou a decisão de campo. No lance reclamado por Marrocos, como foi fora da área, o VAR não pode interferir.

Alfredo Loebeling

A arbitragem foi muito ruim, talvez uma das piores arbitragens da Copa. Primeiro que ele deixou os jogadores tomarem conta. Por ser um árbitro novo, os jogadores deitaram e rolaram. Ele perdeu o controle do jogo. Pra mim, tivemos duas penalidades. Uma para Croácia e logo depois uma para Marrocos. Naquela altura, ele estava tão perdido que não sabia o que estava acontecendo. Infelizmente, foi uma arbitragem ruim. Ao contrário da maioria das arbitragens dessa Copa.

Quem foi o melhor jogador da Copa do Mundo? Vote!

Resultado parcial

Total de 1863 votos
2,52%
FRANCK FIFE/AFP
0,05%
Evrim Aydin/Anadolu Agency via Getty Images
0,54%
Justin Setterfield/Getty Images
1,34%
Ulrik Pedersen/DeFodi Images via Getty Images
12,56%
Odd ANDERSEN / AFP
73,38%
Kai Pfaffenbach/Reuters
1,61%
Pablo Morano/BSR Agency/Getty Images
4,67%
Justin Setterfield/Getty Images
0,64%
Shaun Botterill/Getty Images
2,68%
Catherine Ivill/Getty Images