Topo

Francês, técnico da Arábia dá três dicas para europeus baterem Argentina

Herve Renard foi o único treinador que conseguiu vencer sul-americanos na Copa - James Williamson - AMA/Getty Images
Herve Renard foi o único treinador que conseguiu vencer sul-americanos na Copa Imagem: James Williamson - AMA/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/12/2022 21h53

Classificação e Jogos

O técnico Hervé Renard, francês que comanda a Arábia Saudita e derrotou a Argentina na fase de grupos da Copa do Mundo, deu algumas dicas para a seleção de seu país de nascimento vencer os sul-americanos na final do torneio.

Para o treinador de 54 anos, a atual campeã mundial precisa colocar em prática três ações essenciais para evitar o sucesso do adversário.

A primeira delas é anular o meio-campista De Paul. O jogador é um dos mais consistentes do elenco da Argentina e, frequentemente, é responsável por iniciar as principais jogadas ofensivas da seleção treinada por Lionel Scaloni.

"Não focamos só em Messi, mas no conjunto. É necessário pressionar o De Paul, que, para mim, é um dos mais efetivos para colocar ele nas melhores condições. Ele é importante porque cobre muito o lateral-direito. Quando perdem a bola na frente, De Paul está ali para fazer o trabalho defensivo", iniciou Renard ao L'Equipe.

O segundo item, aliás, tem ligação direta com o camisa 10 da Argentina, que divide a artilharia da Copa ao lado de Mbappé. O atual técnico da Arábia lembrou como conseguiu neutralizar as principais jogadas feitas por Messi na partida da fase de grupos.

"A prioridade era fechá-lo. Mobilizei meu lateral-esquerdo, meu zagueiro esquerdo e ao menos um volante. Os jogadores precisam estar próximos quando ele recebe a bola. É nessa hora que precisa haver um desarme: a 35, 40 metros do gol", prosseguiu ele ao jornal.

Por fim, Renard mostrou que é preciso adequar o time de maneira rápida assim que a escalação da Argentina for divulgada — Scaloni fecha treinos e ainda não repetiu os 11 titulares nesta edição do mundial.

"Não gosto dos segredinhos de Scaloni, mas é um trabalho. Quando jogam quatro atrás [dois zagueiros e dois laterais], têm três volantes que trabalham duro para suprir Messi de imediato quando recuperam a bola. Paredes já foi titular, Enzo Fernández entrou com Mac Allister, Julian Álvarez... Essa é uma das chaves da Argentina", finalizou.

Argentina x França: quem vai ser campeã da Copa do Mundo? Vote!

Resultado parcial

Total de 2233 votos
69,46%
Divulgação/Fifa
30,54%
Divulgação/Michael Regan/Fifa