Topo

Seleção aprende a viver sem Neymar na Copa, mas muda de patamar com ele

Neymar comemora gol marcado em cobrança de pênalti contra a Coreia do Sul - Manan Vatsyayana/AFP
Neymar comemora gol marcado em cobrança de pênalti contra a Coreia do Sul Imagem: Manan Vatsyayana/AFP
Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri e Pedro Lopes

Do UOL, em Doha (Qatar)

06/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

Neymar jogou 85 minutos na goleada por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul que garantiu a classificação da seleção brasileira às quartas de final da Copa do Mundo do Qatar. Com um gol marcado em cobrança de pênalti e participação decisiva na jogada do golaço de Lucas Paquetá, ele foi eleito como o melhor em campo justamente na partida em que voltou de lesão.

Substituído no segundo tempo da partida de estreia na Copa contra a Sérvia, Neymar foi desfalque diante de Suíça e Camarões na primeira fase e voltou ao time no mata-mata depois de ter sofrido a contusão no tornozelo direito. A seleção ficou 11 dias sem seu principal jogador e conseguiu se virar, com variações na forma de jogar e a própria conquista da classificação, mas saiu de campo nesta segunda-feira com a certeza de que a presença do camisa 10 eleva o patamar do time.

"Liderança técnica" é como Tite define Neymar.

O termo resume a ideia de que Neymar não é um dos capitães do time, alguém com voz ativa no vestiário e o espírito de agrupar os outros jogadores. O referencial técnico é o jogador que mobiliza pela qualidade, pelas ideias dentro do jogo, por puxar os companheiros para cima do ponto de vista esportivo. "A equipe procura ele" é outra forma como o treinador indica seu camisa 10.

Com Neymar em campo, as virtudes dos outros atacantes da seleção são potencializadas porque existe um grau de confiança do elenco em dar a bola na estrela e saber que vão receber de volta com qualidade ou que ele vai solucionar a jogada com um toque diferente.

As estatísticas da partida contra a Coreia do Sul provam o feeling da comissão técnica do Brasil: Neymar foi o quarto jogador que mais se ofereceu para receber passes, atrás somente de Lucas Paquetá, Richarlison e Casemiro e empatado com Danilo. Além disso, trocou passes com dez jogadores diferentes, o que mostra o nível de influência dentro da equipe.

Outra impressão que os números comprovam é que a presença de Neymar em campo faz com que os marcadores adversários dividam atenção e permitam que outros brasileiros tenham mais espaço. Vini Jr, por exemplo: sem a companhia de Neymar contra a Suíça, deu um chute a gol, acertou um drible e sofreu cinco faltas, tendo sido caçado enquanto esteve em campo e sempre com marcação dobrada.

Tite - Alex Pantling/Getty Images - Alex Pantling/Getty Images
Tite cumprimenta Neymar após substituí-lo na vitória do Brasil sobre a Coreia do Sul
Imagem: Alex Pantling/Getty Images

Diante da Coreia do Sul, com parceria de Neymar, ele não sofreu nenhuma falta. Mais livre, chutou duas vezes, fez um gol, deu uma assistência e acertou dois dribles, de acordo com as estatísticas oficiais da Fifa.

O Brasil venceu a Suíça sem Neymar, quando Lucas Paquetá foi escalado como meia armador e Fred entrou na vaga do camisa 10 para ser o segundo volante. O time foi muito seguro defensivamente, não tomou qualquer chute a gol, mas sentiu falta da criatividade que Neymar ajuda a proporcionar, como foi contra a Coreia do Sul.

Recuperado da lesão de ligamentos no tornozelo direito e, segundo ele mesmo disse, sem dores, Neymar tem três dias de intervalo até o próximo desafio da seleção brasileira. Sexta-feira (9), às 12h (de Brasília), o jogo pelas quartas de final do Mundial é contra a Croácia no estádio Education City.

Com certeza chegou a hora de ir mais longe. Sonhamos com o título, é óbvio, mas temos que ir passo a passo. Faltam três jogos e estamos preparados e com a cabeça focada pelo título."
Neymar, atacante da seleção brasileira

O UOL News Copa fala sobre o baile da Seleção Brasileira contra a Coreia, a atuação de Neymar, a formação tática de Tite, os jogos do dia e mais notícias da Copa! Confira:

Quem foi o melhor jogador brasileiro na classificação sobre a Coreia?

Resultado parcial

Total de 2993 votos
6,65%
Lucas Figueiredo/CBF
3,17%
Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
10,49%
Francois Nel/Getty Images
30,34%
Justin Setterfield/Getty Images
3,44%
Maddie Meyer/FIFA via Getty Images
45,91%
Michael Steele/Getty Images

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado anteriormente no texto, a lesão de Neymar é no tornozelo direito, e não no esquerdo. O erro foi corrigido.