Topo

México tem 2 gols anulados, vence Arábia Saudita, mas é eliminado da Copa

Atletas do México se cumprimentam, após a eliminação da Copa do Mundo - Alfredo Estrella/AFP
Atletas do México se cumprimentam, após a eliminação da Copa do Mundo Imagem: Alfredo Estrella/AFP

Gabriel dos Santos e Rodrigo Mattos

Colaboração para o UOL, em São Paulo e em Doha (Qatar)

30/11/2022 17h59Atualizada em 30/11/2022 21h07

Classificação e Jogos

Uma vitória com final triste. Essa foi a sensação do México após bater a Arábia Saudita por 2 a 1, hoje (30), no estádio Lusail. O resultado foi insuficiente, e ambas as seleções estão eliminadas da Copa do Mundo do Qatar.

Os gols mexicanos foram marcados por Henry Martín e Luis Chávez, enquanto Salem Al-Dawsari diminuiu para os sauditas já nos acréscimos.

O México cai na fase de grupos pela primeira vez desde 1978 — nas últimas sete Copas disputadas, avançaram ao mata-mata, sendo eliminados apenas nas oitavas de final. A Arábia Saudita, por sua vez, só dependia de si, mas desperdiça a oportunidade de ir ao mata-mata pela segunda vez em sua história — a última foi há 28 anos, em 1994, quando acabou eliminada pela Suécia nas oitavas de final.

No Grupo C, avançaram Argentina e Polônia, nesta ordem, que enfrentam Austrália e França, respectivamente, na primeira fase eliminatória desta Copa.

México domina primeiro tempo

O México foi o dono da etapa inicial do duelo no estádio Lusail. Com volume de jogo e linhas de marcação altas, o time de Tata Martino teve controle do jogo nos primeiros 45 minutos, mas seguiu sem balançar as redes na Copa. A primeira chance de perigo foi logo aos 2, quando Vega recebeu de cara para o gol, mas parou no goleiro Al-Owais. Luis Chávez e Pineda também tiveram boas oportunidades de marcar, mas pecaram na finalização.

Jesus Gallardo e Luis Chavez, do México, marcam Firas Al Brikan, da Arábia Saudita - DeFodi Images via Getty Images - DeFodi Images via Getty Images
Jesus Gallardo e Luis Chavez, do México, marcam Firas Al Brikan, da Arábia Saudita
Imagem: DeFodi Images via Getty Images

Arábia cria pouco e erra muito na 1ª etapa

Se contra Argentina e Polônia a Arábia Saudita conseguiu atuações coletivas sólidas, diante do México a história não se repetiu no primeiro tempo. A estratégia do técnico Hervé Renard de escalar a equipe com a linha de defesa alta se manteve, mas o México teve boa leitura tática e conseguiu neutralizar os árabes. Na etapa inicial, foram apenas duas chances de perigo: a primeira em falta cobrada por Kanno, aos 12, e a outra em cabeçada para fora de Al-Hassan, aos 50.

Henry Martín faz o 1º do México na Copa

Não será em 2022 que o México terminará uma Copa sem marcar um gol. Aos 2 minutos do segundo tempo, Henry Martín aproveitou toque de calcanhar de Montes para mandar para o fundo das redes e tirar o grito de gol dos mexicanos da garganta dos torcedores.

Henry Martín comemora o primeiro gol do México com Edson Álvarez, durante jogo contra a Arábia Saudita - Patrick Smith - FIFA via Getty Images - Patrick Smith - FIFA via Getty Images
Henry Martín comemora o primeiro gol do México com Edson Álvarez, durante jogo contra a Arábia Saudita
Imagem: Patrick Smith - FIFA via Getty Images

Lá vem o Chávez, Chávez, Chávez!

O segundo do México não demorou a sair. E foi um golaço, que certamente será forte candidato ao mais bonito da Copa. Aos 7 da etapa final, Luis Chávez cobrou uma falta de muito longe e colocou a bola no ângulo do goleiro Al-Owais para ampliar o placar no Lusail.

Impedimentos tiram dois gols (e a classificação)

O início do segundo tempo do México foi avassalador. Depois de fazer dois "gols-relâmpagos", por pouco não saiu o terceiro. Aos 10, Lozano finalizou rasteiro e marcou, mas a arbitragem flagrou impedimento de Henry Martín na jogada. Aos 41, os mexicanos tiveram mais um gol anulado por impedimento, este marcado por Antuna. Um gol seria suficiente para México avançar ao mata-mata...

Pressão sem fim

O domínio mexicano foi ainda maior no segundo tempo. Depois de abrir 2 a 0 e ter um gol anulado, os mexicanos se lançaram cada vez mais ao ataque. Lozano liderou a equipe, e Luis Chávez, Henry Martín, Antuna e Pineda tiveram chances de ampliar, mas não conseguiram ter sucesso e viram o México ser eliminado da Copa.

Castigo saudita dá fim ao placar

O México levou um banho de água fria justamente quando mais pressionava em busca do gol necessário para a classificação às oitavas de final. Aos 49, em contra-ataque saudita, Salem Al-Dawsari marcou e acabou com a esperança da equipe de Ochoa, Lozano e companhia. Nas arquibancadas, os saudistas já deixavam o estádio antes mesmo de a bola entrar na rede.

O clima no estádio

Arábia Saudita e México têm duas das grandes torcidas presentes no Qatar para a Copa do Mundo. Não à toa, o duelo foi realizado no estádio Lusail, palco da final do Mundial, em 18 de dezembro. Até pela proximidade do país ao local da Copa, os árabes estavam em maior número nas arquibancadas. Os mexicanos também compareceram em bom número, mas foram minoria.

Depois dos gols do México, no segundo tempo, os árabes sentiram o momento e silenciaram nas arquibancadas. A torcida mexicana, mesmo em número inferior, fez a festa.

FICHA TÉCNICA

ARÁBIA SAUDITA 1 x 2 MÉXICO

Competição: Copa do Mundo, 3ª rodada do Grupo C
Data e horário: 30 de novembro de 2022 (quarta-feira), às 16h (de Brasília)
Local: estádio Lusail, no Qatar
Público: 84.985
Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)
Assistentes: Stuart Burt (Inglaterra) e Simon Bennett (Inglaterra)
VAR: Massimiliano Irrati (Itália)
Cartões amarelos: Al-Shehri, Al-Hassan, Al-Tambakti, Madu, Al-Amri (SAU); Edson Álvarez (MÉX)

Gols: Henry Martín (MÉX), aos 2'/2ºT (0-1), Luis Chávez (MÉX), aos 7'/2ºT (0-2), Salem Al-Dawsari (SAU), aos 49'/2ºT (1-2)

ARÁBIA SAUDITA: Al-Owais; Al-Ghanam (Bahbri), Al-Amri, Al-Tambakti e Al-Bulayhi (Sharahili); Abdulhamid, Al-Hassan (Madu) e Kanno; Salem Al-Dawsari, Al-Brikan e Al-Shehri (Al-Obud). Técnico: Hervé Renard

MÉXICO: Ochoa; Jorge Sánchez (Kevin Álvarez), Montes, Héctor Moreno e Gallardo; Edson Álvarez (Funes Mori), Luis Chávez e Pineda (Carlos Rodríguez); Vega (Antuna), Henry Martín (Raúl Jiménez) e Lozano. Técnico: Tata Martino

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola