Topo

Argentina pode ser eliminada hoje da Copa do Mundo? Veja as possibilidades

Lionel Messi, da Argentina, em jogo contra a Arábia Saudita pela Copa do Mundo - Michael/picture alliance via Getty Images
Lionel Messi, da Argentina, em jogo contra a Arábia Saudita pela Copa do Mundo Imagem: Michael/picture alliance via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

26/11/2022 13h15

Classificação e Jogos

Após ser surpreendida pela Arábia Saudita e iniciar com derrota na Copa do Mundo, a Argentina está com o alerta ligado para o segundo jogo, contra o México, em partida que ocorre neste sábado (26), às 16h (horário de Brasília). Os torcedores argentinos já estão fazendo as contas para saber em quais condições a seleção ainda pode sobreviver no Mundial do Qatar.

Com a vitória da Polônia por 2 a 0 sobre a Arábia Saudita, na segunda rodada do Grupo C, a situação da Argentina ficou ainda mais complicada.

Na rodada derradeira, os "hermanos" enfrentam a atual líder, Polônia. O outro jogo será entre Arábia Saudita e México, segundo e terceiro colocados respectivamente, até o momento.

O grupo conta com a seguinte classificação parcial:

1º) Polônia - 4 pontos

2º) Arábia Saudita - 3 pontos

3º) México - 1 ponto

4º) Argentina - 0 pontos

Cenário 1

Se a Argentina perder para o México ou para a Polônia — na última rodada —, está fora. Os argentinos ficariam com zero pontos no torneio e seriam eliminados precocemente, ainda na segunda rodada. O México chegaria aos quatro pontos, mesmo número da Polônia atualmente. Arábia Saudita ficaria na terceira colocação, com três.

Cenário 2

Se a Argentina empatar com o México, ainda tem (pequenas) chances. A missão seria complicada, visto que os argentinos chegariam a um ponto, e ainda permaneceriam na lanterna. Por isso, só avançariam em caso de vitória por dois gols ou mais sobre a Polônia.

Se a diferença for apenas de um gol, só entra se Arábia Saudita e México empatarem o outro jogo da 3ª rodada.

Cenário 3

Se a Argentina ganhar do México, seguirá com boas chances de classificação. Qualquer vitória simples da albiceleste sobre a Polônia na última rodada praticamente garante ida às oitavas. Em termos gerais, a Argentina dependeria apenas de si para avançar ao mata-mata.

Em casos de empate na terceira rodada, a Argentina terá que ficar de olho na outra partida do grupo, entre Arábia Saudita e México. Nesse caso, qualquer seleção terá a possibilidade de avançar, mas vai depender do saldo de gols e do andamento dos confrontos.

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola