Topo
OPINIÃO

Tite ousado e Vini Jr. titular: Colunistas debatem o Brasil da estreia

Colaboração para o UOL

23/11/2022 04h00Atualizada em 23/11/2022 06h18

Classificação e Jogos

Tite definiu o time do Brasil para a estreia contra a Sérvia no Mundial do Qatar, amanhã (24), às 16h (horário de Brasília). A principal novidade é a presença de Vinicius Júnior entre os titulares. O técnico também decidiu que Thiago Silva será o capitão brasileiro.

No Posse de Bola, transmitido pelo UOL Esporte diariamente às 18h durante a Copa do Mundo, os jornalistas Juca Kfouri, José Trajano, Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi e Milly Lacombe debateram a definição da escalação da estreia. Eles aprovaram a entrada de Vini Jr., mas criticaram a escolha de Thiago Silva como capitão da seleção. Confira:

Arnaldo

"Por ser um adversário complicado, por não ter testado tanto esse time, talvez a ideia antes da estreia fosse a mais cautelosa. Mas não, o Tite treinou lá em Turim e vai estrear com a escalação que para mim é a ideal. E com essa escalação ele contenta boa parte da opinião pública do Brasil e do mundo, se ele não colocasse o Vini Jr., já iria ouvir bastante na entrevista.

Não acho que Thiago Silva tenha perfil de capitão, nunca teve. Não é porque chorou em 2014 nem porque de vez em quando dá umas cortadas com a mão [na bola dentro da área], mas porque é instável emocionalmente. Acho que o Casemiro deveria ser o capitão, é um jogador mais estável."

Trajano

"Não achei ousada, achei óbvia. Ou você vai botar o Vini Jr. na reserva e o Fred de titular?"

Juca

"Gosto da escalação. Para quem duvidava que ele fosse entrar com tantos atacantes, estava pensando no Tite do Corinthians, não nesse Tite fechando ciclo na seleção. Ele não quer só ser campeão, mas ser campeão e resgatar o futebol brasileiro, essa é a intenção dele."

'França hoje já é maior que a Argentina', diz Arnaldo

Argentina e França chegaram como favoritas no Mundial do Qatar. Enquanto os argentinos deram vexame e perderam de virada da Arábia Saudita por 2 a 1 na estreia, os franceses golearam a Austrália por 4 a 1, depois de sair atrás do placar. Arnaldo Ribeiro comparou as atuações das duas bicampeãs mundiais e afirmou que, hoje, a França já é maior que a Argentina.

"Quando comecei a ver Copa, a Argentina era maior que a França, e hoje a França é maior que a Argentina em termos de time. Depois da era Zidane, os caras são bons. E têm uma miscigenação muito interessante para o jogo, de arte e força, os franceses são muito fortes e isso faz muita diferença no futebol de hoje. A Argentina é uma das seleções mais fracas da Copa fisicamente falando, a Arábia Saudita atropelou."

Trajano: Argentina deu vexame, mas não está fora da Copa

José Trajano afirmou a derrota da Argentina "foi feia", mas não descartou a classificação da seleção de Messi e Di Maria.

"Essa derrota da Argentina provocou uma euforia. O Galvão Bueno estava nas ruas, gritando, pulando. Pessoas compartilhando, sacaneando uns aos outros, como se a Argentina estivesse fora da Copa. É claro que perder da Arábia (Saudita) é vexame, é zebra, foi feio, mas eu não descarto."

Juca: Goleada enche a França de confiança

Juca Kfouri elogiou a estreia dos franceses e afirmou que, apesar da fragilidade da Austrália, a goleada enche a França de moral para a Copa.

"A Austrália não mede ninguém, mas a França encantou e lembrei a teoria que discutimos aqui que a saída do Benzema faria bem ao time, porque ele não é querido pelo grupo e porque permitiria ao Mbappé ficar mais dono da situação. Eis que até o Giroud fez gol, e fez dois. Isso enche a França de confiança, não adianta chegar bem na Copa, tem que estar bem na Copa, e isto tem sido tradicional na seleção francesa, começa a Copa e eles se transformam."

Eliminação da Argentina seria o fim de Messi? Colunistas opinam

A derrota da Argentina para a Arábia Saudita coloca em xeque a trajetória de Lionel Messi em Copas do Mundo? Os colunistas José Trajano e Juca Kfouri debateram o futuro do camisa 10 caso os argentinos sejam eliminados na primeira fase do torneio.

"É o último ato de um grande artista, do maior jogador que nós vimos nos últimos tempos. Se a Argentina for desclassificada, se ele não conseguir impor a categoria que ele teve, a maestria que teve durante todo esse tempo para trás: 'aqui jaz Lionel Messi'", disse José Trajano.

Colunistas criticam uso do VAR na Copa: 'Videogamezação'

A derrota da Argentina para a Arábia Saudita ficou marcada pela anulação de três gols da seleção sul-americana e um pênalti assinalado com interferência do VAR. Os colunistas debateram o modo como o árbitro de vídeo está sendo utilizado na Copa.

"Esse negócio de anular gol porque tem uma unha do pé comprida, um ombro não sei o quê. Não consigo me habituar com esse negócio do VAR anulando gol. Pessoal se abraça, chora, e 10 minutos depois volta tudo atrás. Está virando uma 'videogamezação'", criticou José Trajano

Qual o jogo imperdível de hoje? Colunistas opinam

A Copa tem hoje (23) mais um dia cheio, com quatro jogos das 7h às 16h. No grupo E, a Alemanha pega o Japão, enquanto a Espanha enfrenta a Costa Rica. Já no grupo F, a Croácia joga contra Marrocos, e a Bélgica encara o Canadá. Qual a partida "imperdível"? Confira o debate.

Assista ao Posse de Bola na íntegra