Topo
ANÁLISE

França x Austrália tem clima de velório e silêncio sepulcral

Direto de Doha (Qatar)

22/11/2022 18h11

Classificação e Jogos

O jogo entre Austrália e França foi, até agora, o que teve menos clima de Copa do Mundo. Realizado no Estádio Al Janoub, o confronto ficou marcado por arquibancadas silenciosas, que só se manifestaram de forma mais efusiva nos momentos de gols. Nem parecia um jogo de futebol. Lembrava mais uma biblioteca.

Quem sabe o clima de velório francês não foi por conta das lesões que tiraram da equipe o favoritismo ao título no Qatar. Afinal, estão fora do Mundial nomes importantes como Kanté, Pogba, Maignan, Kimpembe.

Pois nem a goleada de virada por 4 a 1 dos atuais campeões com gol de Mbappé, candidato a craque da Copa, empolgou. Os franceses saíram dando susto e sofrendo o gol de cara, empolgando um setor do estádio tomado por pessoas de amarelo, no caso, australianos.

Mas os "aussies" não se manifestaram mais no jogo. Assistiram tudo sentados. Com exceção de um barulho de vuvuzela solitário atrás do gol francês, mais nenhum ruído saía dali. O pior, entretanto, foi a atuação dos franceses nas arquibancadas, assistindo a tudo calados.

Afinal, a França tem uma cultura de futebol muito mais forte que a da Austrália, com clubes grandes e torcidas fanáticas. Na Copa da Rússia, por exemplo, os franceses fizeram lindas festas nos estádios, principalmente quando entoavam o grito de "Allez Les Bleus".

A empolgação, contudo, não se repetiu em 2022, ao menos por enquanto. Mesmo com maioria francesa no estádio nesta noite. Talvez porque uma parte considerável dos torcedores não fosse, de fato, francesa, e sim simpatizantes de países vizinhos ao Qatar.

Os franceses gritaram apenas nos 4 gols do time - além de Mbappé, Rabiot e Giroud (2) completaram o placar - e nada mais. Meia dúzia atrás de uma das traves ameaçava puxar o famoso grito dos Bleus, mas não era acompanhada pelo restante da arquibancada.

Assim, o confronto continuou com um silêncio sepulcral, que chamou a atenção de quem está acostumado ao clima de Copa do Mundo. Horas antes, por exemplo, torcidas de Argentina e Arábia Saudita deram show no Lusail, em vitória histórica dos sauditas.


A França volta a campo contra a Dinamarca no sábado (26).