Mbappé iguala Pelé ao marcar em final e é eleito o melhor jovem da Copa
Kylian Mbappé foi eleito o melhor jovem jogador da Copa do Mundo da Rússia. Neste domingo (15), na vitória por 4 a 2 da França sobre a Croácia na final do Mundial, o atacante de apenas 19 anos coroou seu desempenho na competição com um gol no triunfo da seleção francesa.
Copa 2018: Assista aos gols de França 4 x 2 Croácia
- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
- Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"
O gol na decisão do Mundial o tornou o mais jovem atleta a balançar as redes em uma final de Copa desde que Pelé anotou para ajudar a seleção brasileira a faturar o título em 1958.
Nascido em 20 de dezembro de 1998 na periferia de Paris, Mbappé balançou as redes aos 19 anos, sete meses e 25 dias. Já Pelé, revelação da Copa do Mundo de 1958, fez seu gol antes mesmo de completar 18 anos. Nas redes sociais, o brasileiro parabenizou o francês: "O segundo adolescente a marcar um gol em final da Copa do Mundo. Bem-vindo ao clube, Kylian. É ótimo ter sua companhia".
Além de tudo, Kylian Mbappé é um dos poucos jogadores com 19 anos que atuaram em uma final da Copa do Mundo. Além dele, apenas o uruguaio Rubén Morán (50), Pelé (58) e o italiano Bergomi (82) tinham menos de 20 anos quando disputaram uma decisão. Todos garantiram o título.
Mbappé fez o quarto gol da decisão desde domingo (15). A França abriu o placar com um gol contra de Mandzukic e a Croácia empatou com Perisic. O mesmo jogador croata depois faria o pênalti que originaria o segundo gol francês, com Griezmann. No segundo tempo, Pogba fez o terceiro e Mbappé anotou o quarto. Mandzukic diminuiu.
Mesmo com um título de Copa do Mundo no currículo, o jovem de 19 anos afirmou que ainda quer mais. "Eu quero ir mais longe, ir até onde o meu limite permitir. Ganhar uma Copa do Mundo sempre abre novas portas. Agora, é continuar a trabalhar. Estou no começo da caminhada, grandes coisas virão."
O camisa 10 da seleção da França mostrou ao mundo suas qualidades quando comandou a vitória da seleção da França por 4 a 3 sobre a Argentina, nas oitavas de final do Mundial da Rússia. Ele marcou dois gols e sofreu um pênalti após uma arrancada surpreendente.
Já nas quartas de final da competição, Mbappé também foi um dos grandes nomes da seleção francesa na vitória por 2 a 0 sobre o Uruguai. Na semi, diante da Bélgica, o atacante assustou a defesa dos adversários com os lances de velocidade no triunfo por 1 a 0.
*Com colaboração de Marcel Rizzo, de Moscou
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.