Topo

Russo do meme, canarinho e rara cerveja gelada agitam esquenta brasileiro

Danilo Lavieri, Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone

Do UOL, em Kazan (Rússia)

06/07/2018 11h33

O esquenta da torcida brasileira tomou as ruas de Kazan nesta sexta-feira (6). A preparação para a partida contra a Bélgica, pelas quartas de final da Copa, aumentou de proporção e contou com a presença dos principais memes brasileiro do Mundial: o Canarinho Pistola e Yuri Torsky, torcedor russo que ficou conhecido nas redes sociais como “Psicopata do hexa”.

- Brasil pega Bélgica às 15h de 6ª; veja tabela das quartas
- Plano B ganha força e abre leque para Jesus e Neymar
- Crítica nos tempos de Corinthians explica Tite e Neymar

A festa ainda contou com algo raro na Rússia: a cerveja gelada. Durante o Mundial, a reclamação dos brasileiros em relação à falta de gelo na bebida era grande. Desta vez, um hotel próximo à festa preparou coolers com gelos para agradar os torcedores. Cada cerveja era vendida por 200 rublos (pouco mais de R$ 10).

Meme espontâneo ao aparecer torcendo na partida contra o México, Yuri Torsky foi levado à festa desta sexta-feira a convite da Brahma. A marca, contudo, não teve nenhuma relação com a cerveja gelada do evento.

A empolgação com o Canarinho Pistola gerou uma série de “cópias” durante a festa. Diversas mascotes “fakes” compareceram para curtir e tirar foto com os torcedores. A CBF levou o verdadeiro Canarinho Pistola em uma van para o evento.

A animação com a presença de Pistola e Torsky era tanta que pequenas confusões chegaram a se criar entre torcedores que queriam tirar fotos com a dupla. Entre a imprensa, filas eram formadas para entrevistar o russo.

Mesmo após o Canarinho ter deixado o local em uma van da CBF, Torsky permaneceu no local dando entrevistas e tirando foto. O alto número de torcedores acabou assustando o russo, que foi tirado da multidão pela organização para conceder entrevistas.

A festa contou com mais de mil pessoas e foi organizada pelo Movimento Verde e Amarelo, responsável pela criação das músicas que ficaram famosas durante a Copa do Mundo. A organização instalou alto-falantes que tocaram músicas brasileiras sem parar durante o evento.

Canarinho Pistola e Yuri Torsky se encontram em Kazan - Divulgação/CBF - Divulgação/CBF
Imagem: Divulgação/CBF

Antes de o evento ter início aconteceu um encontro entre o Canarinho Pistola e Yuri Torsky. A mascote ensinou o russo a sambar e eles posaram para uma foto semelhante à que virou meme na partida contra o México.

Brasil e Bélgica se enfrentam em Kazan nesta sexta-feira a partir das 15h (de Brasília). A partida é válida pelas quartas de final da Copa do Mundo.