Topo

Fifa mostra áudio de VAR para justificar decisão de juiz de Suíça x Brasil

Neymar e Miranda reclamam com a arbitragem após o gol da Suíça em confronto do Grupo E - Buda Mendes/Getty Images
Neymar e Miranda reclamam com a arbitragem após o gol da Suíça em confronto do Grupo E Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Rodrigo Mattos

Do UOL, em Moscou (RUS)

29/06/2018 10h03

No empate por 1 a 1 entre Brasil e Suíça, o gol dos europeus foi validado pelo árbitro mexicano César Ramos apesar do braço do suíço Zuber nas costas de Miranda. Nesta sexta-feira (29), a Fifa confirmou que um áudio ajudou na decisão do dono do apito.

- Veja a tabela completa, as datas e as chaves das oitavas de final
- Simule os resultados e veja como ficam as quartas de final
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

O áudio decisivo, divulgado pela Fifa, que César Ramos ouviu no duelo válido pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia tem o seguinte conteúdo: “Há um empurrão, muito, muito leve”.

A Comissão de Arbitragem da Fifa reiterou que a decisão do árbitro César Ramos foi correta em não anular o gol dos suíços.

“Mesmo com VAR, poderia ter diferentes opiniões, respeitamos as diferentes opiniões. Tocaremos o clipe do VAR para mostrar. Futebol é um esporte onde contato não significa falta. Isso não é futebol. Talvez em outros esportes”, declarou o presidente da Comissão de arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina.

O lance polêmico levantou muitas discussões. Em um primeiro momento, pareceu que a decisão de validar o gol tinha sido inteiramente do juiz, mas no dia seguinte, a reportagem do UOL apurou que houve uma “consulta silenciosa” ao árbitro de vídeo para verificar a infração – que foi confirmada nesta sexta.

Esse método de ação é uma orientação da entidade máxima do futebol para a Copa do Mundo da Rússia. O objetivo é dar fluidez ao jogo e só pará-lo com lances claros de erros. Do contrário, dirigentes entendem que se mataria o futebol com discussões eternas sobre lances interpretativos até no vídeo.