Vaquinha de Kosovo atinge meta para pagar multas de suíços em menos de 24h
Os três jogadores da seleção suíça multados pela Fifa não vão precisar se preocupar com o pagamento da penalidade. É que a vaquinha virtual feita por torcedores kosovares atingiu sua meta e arrecadou todo o dinheiro necessário para quitar as pendências.
Xhaka, Shaqiri e Lichtsteiner foram multados por fazerem o gesto conhecido como o da águia de duas cabeças, símbolo nacional da Albânia, durante a vitória sobre e Sérvia. Os dois primeiros comemoraram seus gols com o gesto, enquanto Lichtsteiner se uniu aos companheiros no segundo gol.
- Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas
- Por que Sérvia x Kosovo é o maior incidente político da Copa até agora?
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual
Na segunda, a Fifa anunciou multas de 10 mil francos suíços (R$ 38 mil) cada para Xhaka e Shaqiri e de 5 mil francos suíços (R$ 19 mil), metade, para Lichtsteiner.
Um dia depois, um grupo de torcedores criou uma vaquinha virtual, pedindo doações que somassem 25 mil euros, pouco a mais do que o necessário para o pagamento das multas - os sites que fazem esse tipo de serviço costumam cobrar uma taxa do total arrecadado.
Nesta quarta, a meta já estava ultrapassada. Às 10h30 (de Brasília), a vaquinha já havia arrecadado mais de 27 mil euros. Paralelamente, na Albânia, o primeiro-ministro do país, Edil Rami, também lançou duas contas correntes para receber doações para Xhaka e Shaqiri.
Shaqiri nasceu em 1991 em Kosovo, na época uma província sérvia. A família fugiu da região quando ele tinha apenas um ano de idade. Xhaka nasceu na Suíça em 1992 em uma família kosovar. Seu irmão, Taulant, que jogou pela Suíça até a categoria sub-21, optou por defender a seleção da Albânia. Já Lichtsteiner não tem origem albanesa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.