Pela primeira vez, TV britânica teve uma mulher narrando jogo de Copa

A repórter da BBC Vicki Sparks viveu um dia histórico nesta quarta-feira. Na partida entre Portugal e Marrocos, tornou-se a primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo na TV britânica.
- Demoramos, mas chegamos: o 1º jogo da seleção narrado por uma mulher
- 'Prestam enorme desserviço ao país', diz ministro sobe casos de assédio
- Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Tanto na BBC quanto na ITV, outra das principais emissoras britânicas, há mulheres nos microfones nesta Copa do Mundo. Lá, como no Brasil, elas ainda enfrentam resistência de muitos homens que não aceitam ver um espaço historicamente masculino abrir espaço a vozes femininas. O ex-capitão da seleção inglesa John Terry se envolveu em polêmica ao dizer no Instagram que estava sendo obrigado a ver o jogo sem volume. Horas depois, gravou um vídeo dizendo que não era uma crítica, mas que o aparelho realmente estava com algum defeito. Muita gente não acreditou.
Vicki já havia sido alvo de comentários grosseiros do técnico David Moyes, então no Sunderland, no ano passado. "Você me fez perguntas muito complicadas, cuidado, ou pode levar um tapa, mesmo sendo mulher", disse Moyes, que acabou multado pela federação de futebol da Inglaterra.
No Brasil, o Fox Sports mostra em um de seus canais transmissões comandadas por mulheres, incluindo pela primeira vez um jogo da seleção brasileira. “Para muitos homens, mulher falando de futebol ainda é uma aberração”, afirmou às "dibradoras" Ana Thais Matos, repórter da Rádio Globo e comentarista do "Troca de Passes", do SporTV, durante a Copa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.