Topo

Copa 2018

Esquecido no início, Fernandinho faz Tite mudar até esquema em amistosos

Fernandinho comemora seu gol para o City contra o West Bromwich - Andrew Boyers/Reuters
Fernandinho comemora seu gol para o City contra o West Bromwich
Imagem: Andrew Boyers/Reuters

João Henrique Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Paris (França)

07/11/2017 04h00

“Uma das coisas que quero ver é o Fernandinho atuando ali ao lado do Casemiro”. A frase foi repetida diversas vezes por Tite em suas últimas entrevistas. O recado era claro: o técnico da seleção brasileira não esconde a vontade de ter o volante do Manchester City em seu time.

Esquecido no início e fora da primeira convocação do técnico da seleção brasileira, Fernandinho reverteu a situação, mudou seu status no grupo que se prepara para a Copa do Mundo de 2018 e fez até Tite alterar o esquema de jogo para tê-lo em campo.

Os testes pontuais se tornaram rotina após a classificação para o Mundial. Tite busca observar todas as situações que pode ter que usar na Rússia. Com Fernandinho, no entanto, a situação é peculiar. Reserva de Casemiro, ele pode ganhar espaço mesmo ao lado do concorrente. O volante do City entrará na vaga de Renato Augusto na sexta-feira, no amistoso contra o Japão.

Ainda que atue um pouco mais avançado, Fernandinho terá papel mais defensivo que Renato, trocando um pouco a atuação do meio campo da seleção.

“Eu conversei com ele [Tite], que me abriu essa possibilidade. Conversamos nesse sentido. Eu não tenho a mesma característica do Renato, mais aguda, de chegada, mas a experiência de jogar como segundo homem ajuda”, disse, relembrando um papel que já exerceu no início de carreira, no Atlético-PR.

Com Casemiro mantido entre os titulares, a entrada de Fernandinho não chega a ser apenas um teste. Com Renato Augusto oscilando nas últimas partidas, a chance do jogador do City assumir a vaga no meio é real e já conversada entre os membros da comissão técnica.

Para o duelo contra o Japão, Tite deverá ter outro novo nome no time principal. Em fase final de recuperação de dores na coxa, Philippe Coutinho deixará a equipe para a entrada de Willian. Uma outra mudança no meio, com Paulinho dando a vaga a Giuliano, também não está descartada. Com dúvidas no setor, o treinador quer observas os postulantes à vaga para a Copa.

Copa 2018