Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Quatro clubes paulistas da Série B deixam Libra e vão para Liga Forte União

O Mirassol, Ituano, Ponte Preta e Novorizontino encaminharam sua saída da Libra para uma futura adesão à Liga Forte União. O movimento ainda não está formalizado. Até porque os clubes paulistas têm um compromisso de exclusividade em vigor com o fundo Mubadala, parceiro da Libra.

O movimento dos quatro times paulistas, que estão na Série B, teve relação com a insatisfação com o contrato da Libra feito com a Globo para o Brasileiro, de 2025 e 2029.

Isso porque os clubes não fazem parte do contrato e não há regra clara de como seria a remuneração deles se chegassem à Série A. Teriam direito a uma remuneração de 3% do contrato do Brasileiro de R$ 1,3 bilhão com a Globo. Esses times de São Paulo também não foram chamados para fazer parte da negociação, pois estão na Série B.

Além disso, houve um movimento articulado pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos. Desde o final do ano passado, ele tem feito pressão para que os times paulistas saiam da Libra para LFU que tem a mesma parceira comercial, Live Mode, da federação.

Esse lobby político tem relação com a campanha de Carneiro Bastos para ser candidato a presidente da CBF. Na virada do ano, ele contava com a queda do atual presidente Ednaldo Rodrigues.

Além dos quatro clubes da Libra, o Botafogo de Ribeiro Preto também vai aderir a LFU. Com isso, o grupo passa a contar com a maior parte da Série B, com exceção do Guarani e o Santos. O time campineiro ainda não se decidiu se vai acompanhar os outros paulistas.

Em relação à Libra, os quatro clubes, Mirassol, Ituano, Ponte Preta e Novorizontino, já receberam um adiantamento de R$ 3 milhões, pago pelo Mubadala. Além disso, há um contrato de exclusividade de negociação com o fundo árabe, renovado de dois em dois meses.

O fundo não foi notificado da saída dos clubes, o que terá de ser feito para formalização de sua adesão a LFU. Uma fonte ligada à Libra diz que há a brecha para contestação jurídica do fato de haver uma negociação com outro grupo enquanto havia um compromisso de exclusividade vigente.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes