Palmeiras tem aumento geral de receita em 2023, mas queda em patrocínio
O Palmeiras teve um aumento de receita em 2023 em relação ao ano anterior no total graças a um crescimento em quase todos os itens de arrecadação. Houve duas exceções em que se registrou queda de renda: premiações e patrocínio e publicidade.
Os números constam do balancete do Palmeiras de 2023 em comparação com o mesmo documento de 2022. Ainda não saiu o documento consolidado do clube para o ano passado.
A receita líquida palmeirense foi de R$ 839 milhões. Isso representa um aumento em torno de R$ 50 milhões em relação ao ano anterior. Só no futebol o crescimento foi em torno de R$ 30 milhões.
O Palmeiras teve aumentos de arrecadação com televisão, bilheteria, vendas de jogadores, sócio-torcedor, licenciamentos, considerando os ganhos no futebol. Também houve incremento da receita social e da arena.
Aí há um problema na questão da Arena. A receita saltou de R$ 35,9 milhões para R$ 48,6 milhões como parte dos eventos realizados no estádio pela WTorre. Só que o Palmeiras só registra contabilmente a receita, mas alega não ter recebido nada. O clube processa a empreiteira para receber uma dívida alegadamente de R$ 160 milhões.
Os dois itens em que a receita palmeirense regrediu foram premiações e publicidade e patrocínio. O Brasileiro, que o Palmeiras ganhou em 2022 e 2023, paga pouco menos de 50 milhões para o campeão.
No caso de publicidade e patrocínio, o problema foi a redução do contato de patrocínio com a Socios, empresa de Fan Token. A empresa, na realidade, diminuiu o valor dos seus acordos com todos os clubes brasileiros, diminuindo o número de propriedades a que tinha direito.
A questão é que outros clubes compensaram essa perda com contratos mais polpudos por contratos com casas de apostas. Já o contrato do Palmeiras com a Crefisa não tem reajuste até o final do acordo em dezembro de 2024. A presidente Leila Pereira prometeu uma concorrência para o patrocínio master para 2025.
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