Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Com Santos, Série B tem incerteza sobre contrato de TV para 2024

O Brasileiro da Série B de 2024 vive um cenário de incerteza em relação aos seus direitos de televisão. Há um acordo em vigor entre a CBF e a Brax para transmissão na Band. Mas a entrada de novos clubes sem contrato - como o Santos - e outras questões geram debates entre as partes e indefinição sobre onde passarão os jogos.

É uma repetição do que ocorreu na edição do ano passado, quando a competição demorou meses para ter seus direitos vendidos.

Em março de 2023, a Brax fechou um acordo com a CBF e os clubes por um contrato de R$ 210 milhões com reajustes. O acordo é válido até 2026. Cada clube recebeu R$ 10 milhões.

Mas, nesse ano, foram rebaixados quatro clubes que não tem contrato com a Brax: Santos, América-MG, Coritiba e Goiás. Dois dos clubes confirmaram ao blog que ainda não há nenhum acerto com a Brax, mas que preveem conversas nas próximas semanas.

Os três últimos clubes fazem parte da Liga Forte Futebol (União) e, portanto, só podem firmar acordos de direitos da Série B até 2024. Em 2025, os seus direitos pertencem em parte a investidores e terão de ser negociados em bloco pela LCP e Live Mode.

O Santos poderia optar por ficar atrelado ao contrato da Globo e receber o seu valor de pay-per-view. Mas, assim, a emissora teria os direitos do seus jogos na plataforma. Ao mesmo tempo, o clube está prestes a tomar uma decisão sobre se fica na Libra para acertar com a Globo para a Série A ou se aceita proposta de investidores da LFF.

Além de um quarto dos clubes sem contrato, há outras questões de discussões contratuais entre Brax e CBF. A empresa quer manter os direitos da competição, mas depende de ajustes na exploração comercial da Série B. Esses acertos entre as duas partes são essenciais para a continuidade do contrato da Série B.

A Globo acompanha todo o imbróglio e há possibilidade de ter interesse na competição se não ficar com a Brax e Band. Esse nó complicado da Série B terá de ser desenrolado em março, já que o campeonato começa em abril.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.