Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Investidor e clubes da Libra já têm esboço de contrato por Brasileiro

John Textor se juntou à LIBRA, que agora, conta com 10 clubes - Divulgação
John Textor se juntou à LIBRA, que agora, conta com 10 clubes Imagem: Divulgação

17/02/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em reunião, o fundo Mubadala já apresentou aos clubes da Libra um esboço do contrato que vai estabelecer a venda de 20% dos direitos de TV deles no Brasileiro. O documento vai estabelecer a compra dos direitos de uma liga das Séries A e B, assim como a alternativa de aquisição apenas da parte dos 18 times da Libra no campeonato.

Por enquanto, só está definido o valor a ser pago pela fatia da Liga em sua integralidade: R$ 4,750 bilhões. Mas até esse número pode sofrer alterações: ainda haverá discussões sobre detalhamento e percentual da compra do campeonato.

O valor relativo apenas à compra dos direitos dos clubes da Libra ainda será definido. Isso dependerá do levantamento feito pelo Mubadala junto ao mercado para saber qual o montante pode obter com a negociação dessa fatia. Além disso, será feito um levantamento nos números financeiros dos clubes para saber quanto recebem da TV.

Lembremos que o fundo passa a ser o responsável pela comercialização desses direitos.

Fazem parte da Libra os clubes: Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Flamengo, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Bahia, entre outros. O Mubadala é um fundo soberano de Abu Dhabi com ativos em torno de US$ 300 bilhões.