Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por contrato, Globo pede, e CBF veta lives de TVs em jogos do Brasileiro

Câmera de TV filma bola de futebol antes de partida do Brasileirão 2021 - Fernando Moreno/AGIF
Câmera de TV filma bola de futebol antes de partida do Brasileirão 2021 Imagem: Fernando Moreno/AGIF

27/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A CBF vai vetar lives de emissoras de televisão sem direitos de transmissão nos estádios em período antes e depois dos jogos do Brasileiro. A medida foi tomada após um pedido da Globo. Houve um entendimento da emissora de que seus contratos de direitos com os clubes estavam sendo desrespeitados por programas de concorrentes.

Os contratos de direitos do Brasileiro são feitos entre clubes e a Globo, com a CBF como interveniente. É a entidade que controla o acesso e credenciamento de veículos e jornalistas.

Recentemente, programas com imagens do campo e estádio de antes e depois do jogo têm sido feito por outras emissoras sem os direitos de transmissão. A visão da Globo é de que essas imagens anteriores também fazem parte do evento esportivo negociado nos direitos.

Na realidade, essa posição da emissora é corroborada pela prática internacional em outras competições. A Conmebol não permite que emissoras não detentoras de direitos façam transmissões ao vivo de dentro do estádio antes e depois dos jogos. A própria Globo é vetada no caso da Libertadores. E o mesmo ocorre na Copa do Mundo.

Tanto que Conmebol e Fifa fazem credenciamentos específicos para emissoras que não detêm direitos sobre os jogos. Esses veículos têm restrições e não podem fazer filmagens na maior parte dos locais.

A Globo tem uma batalha antiga para aumentar o acesso exclusivo a espaços dentro do estádio. O entendimento dentro da emissora é de que, sem restrições, vale menos a pena pagar pelos direitos. No final da linha, isso pode impactar inclusive o valor dos direitos.