Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo usa Lei do Mandante e SporTV transmitirá São Paulo x Athletico-PR

Léo, do São Paulo, faz marcação em Nikão, do Athletico-PR - Ettore Chiereguini/AGIF
Léo, do São Paulo, faz marcação em Nikão, do Athletico-PR Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

06/04/2022 15h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O SporTV vai transmitir São Paulo x Athletico, neste domingo, às 19h (de Brasília), pelo Brasileiro da Série A usando a Lei do Mandante - o jogo também está previsto no Premiere. É uma mudança de posição da Globo que antes não usava partidas em que só tivesse o direito sobre apenas um dos clubes - foi até a Justiça comum para evitar que o próprio clube paranaense utilizasse a legislação. A emissora não tem contratos com o Athletico para a TV Fechada ou Premiere.

Aprovada na Câmara, a Lei do Mandante deu os direitos de transmissão apenas para o dono da casa. A Globo lutou contra a medida quando era uma medida provisória. Depois, judicialmente, queria que a legislação só valesse para contratos futuros.

Para o Brasileiro-2022, no entanto, a Globo decidiu fazer valer seus direitos de acordo para os jogos como visitante do Athletico. Isso porque o time paranaense só assinou com a empresa para TV Aberta. A emissora carioca vai transmitir os jogos de todos os times com os quais tenha contratos novos ou alterados posteriormente à Lei do Mandante.

É o caso do São Paulo. A Globo já tinha pedido para a CBF alterar o horário da partida de 18 horas para 19 horas. Agora, já foi divulgado que a partida será transmitida pela SporTV, e também no Premiere.

Outros casos como Palmeiras que assinaram novos contratos com a Globo também terão seus jogos transmitidos pelo SporTV e Premiere. Anteriormente, o time alviverde tinha compromisso com a WarnerMedia, o que foi rompido.

Com isso, devem ser reduzidos ou acabar os apagões de jogos do Brasileiro. O Athletico continuará a transmitir seus jogos em casa no Furacão Play. E, nas partidas fora, a Globo poderá passar partidas no Premiere e SporTV.