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Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

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Clubes assinam novos contratos e Brasileiro terá racha de patrocínios

Placas do Brasileiro terão nova cara - JL ROSA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Placas do Brasileiro terão nova cara Imagem: JL ROSA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

02/04/2022 11h50

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Um grupo composto por 12 clubes da Série A assinou com uma nova empresa, Brax, para exploração de placas do Brasileiro, rompendo acordos com a Sport Promotion. O movimento causa um racha nas exposições de marcas nos campos às vésperas da competição. O objetivo dos times foi obter condições mais vantajosas financeiramente e em exposição de seus produtos.

As placas do Brasileiro passaram a ser negociadas pelos clubes a partir da edição 2019 após a Globo abrir mão de comprar essas propriedades. Com isso, 19 clubes assinaram um acordo com a Sport Promotion com a intermediação da CBF. Mas havia diferenças nos acordos - Flamengo e Corinthians ganhavam mais em contratos separados.

A Brax Sports Assets, grupo composto por três empresas de marketing esportivo, fez proposta para novos contratos para os clubes do grupo Forte Futebol. A oferta era para pagar as rescisões do acordo com a Sport Promotion e oferecer um valor mais vantajoso.

No total, os clubes Athletico-PR, América-MG, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Fluminense, Goiás e Juventude assinaram um acordo de três anos com a Brax. O objetivo da empresa é tentar atrair os outros oito clubes restantes.

"Por entender que o contrato é um avanço para o futebol brasileiro, que é o caminho do crescimento e de novos passos para o fortalecimento do ecossistema, a BRAX tem o objetivo de atrair outros clubes para esse modelo. Não vamos parar por aí", afirma Bruno Rodrigues, um dos sócios da BRAX, por meio da assessoria.

Além de valores maiores, a empresa ofereceu a possiblidade de de os clubes exibirem seus programas de sócios-torcedores nas placas. Outro ponto é uma auditoria ao final de cada ano para verificar qual foi a receita obtida com placas. A empresa ainda afirma que vai distribuir recursos para a organização da Liga.

A Brax já fechou a venda de cotas de placas para alguns patrocinadores, entre eles a Betano. Do outro lado, a Sport Promotion tinha negociado com a Sportingbet.

Dessa forma, no Brasileiro da Série A, haverá um grupo de patrocinadores em sete campos do campeonato, e outros patrocinadores nos outros 12 campos. E serão marcas concorrentes. Por exemplo, no Maracanã, um jogo do Flamengo terá exibição de determinadas marcas e, no do Fluminense, de outras marcas.

A empresa Brax foi formada por três empresas de marketing esportivo, Esportecom, Market Sport e Printac. Essas já atuam no mercado de placas em competições da Conmebol, do Campeonato Carioca, entre outros. Os clubes já tinham avisado a CBF que rescindiriam o contrato. A Sport Promotion analisa medidas a serem tomadas.