Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vini assume protagonismo e vira o homem mais decisivo do Real na temporada

Vinícius Júnior celebra um dos seus 6 gols na temporada - JAVIER SORIANO / AFP
Vinícius Júnior celebra um dos seus 6 gols na temporada Imagem: JAVIER SORIANO / AFP

05/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vinícius Júnior fez o gol do Real Madrid no empate por 1 a 1 com o Osasuna, no último fim de semana, pelo Campeonato Espanhol. Antes da paralisação do calendário para a data Fifa, havia sido dele uma das assistências para a vitória merengue por 2 a 1 no dérbi contra o Atlético de Madri.

As atuações citadas acima deixam bem claro o novo status do jovem atacante brasileiro em Madri. Na ausência de Karim Benzema, que ficou quase um mês afastado até retornar à ação no domingo, foi ele quem herdou a missão de resolver os jogos para o clube vencedor da última edição da Liga dos Campeões da Europa.

Dos 25 gols marcados pelo Real neste começo de temporada, o dono da camisa 20 teve participação direta em dez (40% do total).

Vini, que nesta tarde enfrenta o Shakhtar Donetsk, em casa, pela terceira rodada da fase de grupos da Champions, é o artilheiro do time em 2022/23, com seis bolas nas redes, e também o jogador que mais distribuiu assistências (quatro).

O brasileiro só não teve participação direta no placar em um dos dez jogos oficiais do Real, a vitória por 2 a 1 sobre o Almería, lá em agosto, na rodada inaugural do Espanhol. Em todas as outras partidas, ele fez gol ou deu passe para algum dos seus companheiros marcarem.

O poder de decisão de Vini foi essencial para a equipe merengue se manter invicta na temporada (nove vitórias e um empate) enquanto Benzema, principal jogador nas recentes conquistas da La Liga e do título europeu, ficou fora de ação.

Autor de 44 gols e 15 assistências em 2021/22, o centroavante francês e principal candidato aos prêmios de melhor do mundo foi ausência em três jogos consecutivos do Real devido a uma lesão muscular e retornou ao time perdendo um pênalti no último fim de semana.

A dupla de ataque formada por Benzema e Vini é vista como um dos maiores triunfos do técnico Carlo Ancelotti para tentar mais um título europeu nesta temporada.

A diferença é que, ao contrário do ciclo passado, quando era nítido que o brasileiro funcionava como uma espécie de escudeiro de luxo do francês, agora é cada vez mais o jogador formado nas categorias de base do Flamengo quem tem atraído para si os holofotes e o posto de "craque do time".

O Real passou com 100% de aproveitamento pelas duas rodadas inaugurais da Champions. Primeiro, fez 3 a 0 sobre o Celtic, na Escócia. Depois, aplicou 2 a 0 ante o RB Leipzig, no Santiago Bernabéu. Com seis pontos conquistados, tem três de vantagem para o segundo colocado do Grupo F, justamente o Shakhtar.

Por causa da realização da Copa do Mundo no fim do ano, a fase de grupos desta temporada da Champions está sendo realizada de forma expressa. O número de rodadas foi mantido (seis), mas elas foram compactadas em menos de dois meses para terminar em 2 de novembro.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time da Europa será conhecido no dia 10 de junho de 2023. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal por causa da pandemia da covid-19.

Champions - rodada 3

ONTEM
Bayern de Munique 5 x 0 Viktoria Pilsen, em Munique (ALE), Grupo C
Olympique de Marselha 4 x 1 Sporting, em Marselha (FRA), Grupo D
Porto 2 x 0 Bayer Leverkusen, no Porto (POR), Grupo B
Brugge 2 x 0 Atlético de Madri, em Bruges (BEL), Grupo B
Ajax 1 x 6 Napoli, em Amsterdã (HOL), Grupo A
Eintracht Frankfurt 0 x 0 Tottenham, em Frankfurt (ALE), Grupo D
Inter de Milão 1 x 0 Barcelona, em Milão (ITA), Grupo C
Liverpool 2 x 0 Rangers, em Liverpool (ING), Grupo A

HOJE
13h45 - Red Bull Salzburg x Dínamo Zagreb, em Salzburg (AUT), Grupo E
13h45 - RB Leipzig x Celtic, em Leipzig (ALE), Grupo F
16h - Chelsea x Milan, em Londres (ING), Grupo E
16h - Juventus x Maccabi Haifa, em Turim (ITA), Grupo H
16h - Real Madrid x Shakhtar Donetsk, em Madri (ESP), Grupo F
16h - Sevilla x Borussia Dortmund, em Sevilha (ESP), Grupo G
16h - Benfica x Paris Saint-Germain, em Lisboa (POR), Grupo H
16h - Manchester City x Copenhague, em Manchester (ING), Grupo G