Perrone

Perrone

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

CPI vota convite para juiz alvo de Textor; lance de Dérbi paulista é citado

Entre outros requerimentos, a CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas votará nesta quarta (24) convite para que o árbitro Raphael Claus seja ouvido como testemunha em sessão secreta. A reunião acontece a partir das 14h.

O requerimento foi apresentado nesta terça, mesmo dia em que o Botafogo pediu para que a CBF retire Claus de seus jogos pelo menos até o fim dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado. Em seu pedido de veto, a agremiação aponta como uma das justificativas o fato de John Textor, dono da SAF do Botafogo, ter citado Claus em seu depoimento na CPI. O árbitro foi escalado para apitar o jogo do Alvinegro contra o Flamengo, no próximo domingo.

O requerimento para que o árbitro seja ouvido é de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), presidente da comissão.

Kajuru também quer ouvir Daiane Caroline Muniz dos Santos, acostumada a trabalhar com Claus como árbtira de vídeo.

Em seu requerimento, o senador cita lances com a dupla na equipe de arbitragem nos jogos Flamengo 2 x 1 Botafogo e Vasco 4 x 2 Fluminense, ambos pelo Brasileirão do ano passado, e Palmeiras 2 x 2 Corinthians, pelo Campeonato Paulista de 2024.

Também nesta quarta, será analisado pela CPI requerimento para o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme, ser ouvido como testemunha. O pedido é do senador Eduardo Girão (Partido Novo-CE).

Em caso de aprovação dos pedidos, os convidados não têm a obrigação de comparecer. Mas, quando há recusa, os parlamentares podem transformar o convite em convocação, que tem caráter obrigatório.

A seguir, confira na íntegra a justificativa de Kajuru para convidar Claus a depor "a respeito da aplicação do sistema do VAR" e de "eventuais influências em resultados das partidas".

"O Sr. Raphael Claus e a Sra. Daiane Caroline Muniz dos Santos são dois dos árbitros de futebol mais qualificados do país. O Sr. Raphael Claus atua como árbitro de campo inclusive nos campeonatos promovidos pela FIFA. A Sra. Daiane Muniz, por seu turno, se especializou como árbitro de vídeo (cabine do VAR), também integrando os quadros da FIFA.

Continua após a publicidade

Provavelmente em razão da qualificação e do prestígio internacional de ambos, no Campeonato Brasileiro de 2023 os dois juízes foram escalados como dupla em onze partidas das trinta e oito rodadas da competição.

A título comparativo, outras duplas de juízes foram escaladas em, no máximo, três partidas, o que caracteriza uma evidente distorção na escala de árbitros.

Nada obstante a competência de ambos, é flagrante que essa enorme quantidade de atuações conjuntas da dupla causa estranheza e cria exposição desnecessária dos dois. Afinal, é notório que o risco de erro é proporcional ao número de atuações.

E a dupla de árbitros, infelizmente, acabou se envolvendo em lances polêmicos em algumas dessas partidas de 2023, assim como num clássico do Campeonato Paulista de 2024.

No dia 3 de setembro de 2023, o Flamengo derrotou o Botafogo, então líder da competição, por 2 a 1, sendo que o segundo gol da equipe vencedora, marcado por Bruno Henrique, foi bastante contestado. De acordo com os áudios do VAR divulgados posteriormente pela CBF, consta que a juíza Daiane Caroline Muniz dos Santos concordou com marcação do juiz de campo, Raphael Claus. Por isso, não ocorreu conferência das imagens de televisão.

De forma semelhante, a dupla de árbitros convergiu na interpretação do lance do primeiro gol do Vasco da Gama, em partida em que derrotou o Fluminense por 4 a 2, no dia 16 de setembro de 2023. O lance foi muito contestado pelos jogadores e torcedores do Tricolor Carioca. Igualmente, não houve conferência das imagens de televisão.

Continua após a publicidade

Em 22 de fevereiro de 2024, no clássico paulista entre Palmeiras e Corinthians, o palmeirense Endrick teria cometido falta na origem da jogada que resultou no gol por ele marcado e que abriu o placar em favor do time verde [nota da coluna: não há mais detalhes sobre a suposta falta. No penúltimo lance antes de Endrick receber a bola há um choque entre jogadores dos dois times sem a participação do atacante].

Nada foi assinalado por Claus, nem observado por Daine. O resultado final foi o empate em dois gols.

Isso posto, torna-se cristalino que o depoimento de Sua Senhoria servirá para que esta CPI conheça melhor os detalhes acerca da confecção da tabela de árbitros, bem como sobre o funcionamento do sistema de comunicação de VAR.

O pedido para que a reunião seja secreta visa a preservar a imagem de Sua Senhoria e garantir que todas as informações possam ser prestadas por ele e debatidas pelos integrantes da CPI".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes