Topo

Perrone

Sucesso de Cuca deixa a pergunta: Sampaoli fez tudo que podia no Santos?

Cuca beija imagem de Santa em classificação contra o Boca Juniors - Ivan Storti
Cuca beija imagem de Santa em classificação contra o Boca Juniors Imagem: Ivan Storti

14/01/2021 14h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O sucesso de Cuca no Santos nos convida a repensar sobre o desempenho de Sampaoli na Vila Belmiro em 2019.

O trabalho do argentino foi considerado por muitos, incluindo este blogueiro, um grandioso sucesso. No meu caso, pelo menos, porque Sampaoli levou um time teoricamente com menos qualidade do que alguns rivais, como Palmeiras e São Paulo, ao vice-campeonato brasileiro.

De fato, foi um resultado de respeito e que não pode ser diminuído. Porém, Cuca já fez mais com menos. Chegou à final da Libertadores enfrentando mais problemas do que o argentino.

Sampaoli reclamava de remunerações atrasadas e queria mais reforços do que recebeu.

Cuca também convive com atrasos nos pagamentos para ele e para os jogadores, mas chegou a um clube impedido de contratar por conta de uma punição da Fifa. Situação bem diferente da de Sampaoli. O atual técnico do Atlético-MG se deu ao luxo de pedir até a contratação de Cueva, que confirmou seu histórico negativo e não vingou na Vila.

Por sua vez, Cuca não teve outro jeito a não ser aproveitar os meninos da base. E funcionou.

O atual treinador ainda encarou uma guerra política que culminou com o impeachment de José Carlos Peres e um surto de covid-19. Mesmo assim já foi mais longe com o Santos do que o argentino .

Nesse contexto, a reflexão que precisamos fazer é se Sampaoli foi tão bem no Santos como dissemos. Ele não poderia ter feito mais? Não foi supervalorizado por ser estrangeiro? Será que não subestimamos os treinadores veteranos brasileiros?

As respostas são importantes para ajudar jornalistas, torcedores e dirigentes a abordarem com mais equilíbrio temas importantes para o futebol brasileiro.

O caminho passa por não generalizar, mas individualizar as análises. Não é porque é estrangeiro que é melhor do que todos os brasileiros. Não é porque é treinador brasileiro da velha guarda que é defasado.

Se inscreva no canal Ricardo Perrone no YouTube