Topo

Menon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

São Paulo: 30 contratações em 30 meses

Galoppo, do São Paulo, em jogo contra o Água Santa pelo Paulistão - VICTOR MONTEIRO /UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Galoppo, do São Paulo, em jogo contra o Água Santa pelo Paulistão Imagem: VICTOR MONTEIRO /UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

20/03/2023 04h04Atualizada em 20/03/2023 13h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desde que assumiu a presidência do São Paulo em 2021, a gestão Casares fez 30 contratações. Muitos já saíram. Abaixo, a lista total:

2021

Orejuela - Lateral direito - Estreou e fez um gol em um minuto. Depois, passou a jogar mal. Seu empresário chegou a dizer que Crespo estava impedindo que ele chegasse à seleção colombiana. Foi emprestado para o Grêmio, depois para o Athetico e está de volta.

Benítez - Meia - Veio do Vasco para ser o meia de criação. Não se firmou com Crespo e seu empresário disse que se ele não jogasse, deixaria o São Paulo. Não foi bem com Ceni também. Um brilho ou outro, mas nada de constância. Está no América-MG.

William - Volante - Veio do futebol mexicano. Jogou muito pouco e nunca correspondeu. Contusões atrapalharam. Foi para o CSA.

Bruno Rodrigues - Ponta esquerda - Não agradou Crespo e foi pouco utilizado. Está no Cruzeiro.

Miranda - Quarto zagueiro - Titular com Crespo e campeão paulista. Com Ceni, foi pouco usado. O treinador o escalava preferencialmente quando usava três zagueiros. Não o considerava um bom construtor. Queria renovar por mais um ano, mas com a promessa de que seria escalado mais vezes. Não teve a garantia e se aposentou.

Rigoni - Atacante - Teve um ótimo período com Crespo, mas decaiu muito. Teve muitas chances com Ceni e não se firmou. Está na MLS.

Eder - Atacante - Veio da China, juntamente com Miranda. Sempre foi reserva. Fez algumas partidas boas, mas não teve o contrato renovado. Está no Criciúma.

Calleri - Atacante - Referência do time, chegou a ter média de um gol a cada dois jogos. No ano passado, foi o artilheiro do elenco.

Gabriel Neves - Volante - Fez algumas boas partidas, mas nunca jogou o suficiente para ser titular indiscutível. Em 2023, com restrição para número de estrangeiros em campo, jogou poucas vezes.

2022

Jandrei - Goleiro - Era terceiro goleiro do Santos, onde fez apenas um jogo. No Paulista do ano passado, tomou o lugar de Volpi e foi titular a competição toda. Depois, decaiu.

Rafinha - Lateral-direito - É um jogador com ascendência sobre o elenco, tem temperamento de líder, mas não conseguiu ser titular. Disputa a posição com Igor Vinícius.

Alisson - Meia atacante - Teve um período como titular no ano passado, mas em 2023, pediu para se afastar, por problemas particulares. Nunca foi um titular absoluto, sempre se destacou mais pela recomposição do que por construir alguma coisa.

Nikão - Veio com grande expectativa, com status de craque e não foi bem. No início, faltava condicionamento físico. Depois, contusões. Está no Cruzeiro.

Patrick - Atacante - Jogou bem, foi titular, mas brigou com Rogério Ceni e pediu para sair. Está no Atlético-MG.

André Anderson - Meia atacante - Veio a pedido de Ceni, que o conhecia da base do Santos. Bastaram alguns jogos e baixíssima intensidade para ser afastado. Está tratando de pubalgia e não é levado em conta.

Andrés Colorado - Ceni queria um volante alto e o São Paulo foi buscá-lo na Colômbia. Tem bom passe, mas é muito lento. Contrato não foi renovado.

Marcos Guilherme - Veio para ser uma opção de velocidade, como em 2017. Decepcionou e não teve contrato renovado.

Nahuel Bustos - Atacante - Teve poucas chances, não aproveitou e pediu para sair. Foi atendido imediatamente.

Ferraresi - Zagueiro - Jogador muito técnico e que tomou conta da posição. Teve rompimento do ligamento cruzado e vai ficar seis meses sem jogar. O São Paulo vai tentar prorrogar seu empréstimo.

Galoppo - Meia - Veio do Banfield no final do ano passado, como segundo volante. Não rendeu bem, mas em 2023 Ceni o colocou mais adiantado e foi a grande surpresa. É o atual artilheiro do time e do Campeonato Paulista. Rompeu o ligamento cruzado também. Outro que ficará seis meses sem jogar.

Felipe Alves - Goleiro - Era reserva do Juventude e foi contratado às pressas para substituir Jandrei e Thiago Couto, que não estavam jogando bem. Está na reserva de Rafael.

2023

Pedrinho - Atacante - Veio para ser uma solução para jogadas de velocidade. Estava indo bem, fez um gol antológico, mas foi acusado de agressão pela namorada e não vai jogar mais.

Rafael - Goleiro - Foi reserva de Fábio no Cruzeiro e de Everson no Galo. Chegou para resolver um problema que vem de há muito e se firmou como titular.

Wellington Rato - Meia - Veio do Atlético-GO para ser o homem da bola parada e tem correspondido. Fora disso, é normal, sem nenhum destaque.

Alan Franco - Zagueiro - Veio da MLS para suprir a ausência de Ferraresi. Tem bom passe, mas é lento, fraco no jogo físico e também no aéreo.

Jhegson Mendez - Volante - Jogou a última Copa e veio da MLS. Chegou como status de titular, mas está perdendo a disputa com Luan.

David - Atacante - Pedido de Rogério Ceni, com quem trabalhou no Fortaleza e no Cruzeiro. Tem agradado ao treinador, mas as contusões impediram uma sequência.

Caio Paulista - Lateral e Atacante - Veio para ser reserva de Wellington e foi utilizado também no ataque. Não mostra ter cacife para ser titular.

Erison - Atacante - Jogou poucas vezes e se contundiu.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o atacante Rigoni não participou da campanha do título do Campeonato Paulista de 2021, ele foi contrato após a conquista. O erro foi corrigido.