PUBLICIDADE
Topo

Menon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Menon: O fracasso do projeto Red Bull

Toro Loko, mascote do Red Bull, come bolinho de bacalhau - Reprodução
Toro Loko, mascote do Red Bull, come bolinho de bacalhau Imagem: Reprodução
só para assinantes
Menon

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar. Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.

14/03/2022 11h30Atualizada em 14/03/2022 11h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Red Bull é o primeiro rebaixado para a série A-3 do futebol paulista, ainda faltando uma rodada para o término da primeira fase do campeonato.

Antes do mata-mata, o Red Bull morreu. Após 14 jogos, tem uma vitória, três empates e dez derrotas. Marcou onze gols e sofreu 25. Tem 14% de aproveitamento.

A queda comprova o fracasso do projeto. O Red Bull sonhava em chegar à série A por força própria. Nunca chegou à série B.

Então, como está na série A?

Não é um sucesso?

Não e não

Para chegar à série B, e daí para a A, o Red Bull cortou um grande atalho. Fez uma parceria com o Bragantino, que lutava para se manter na B. Pulou etapas de uma maneira antiesportiva. Deu um pulo do gato, fora dos gramados. Não há mérito esportivo na conquista.

A união facilitadora com o Bragantino pode ser entendida como uma manobra genial, como uma correção de rumo. Para mim, é a prova do fracasso do projeto original.

Todo o mérito cabe ao Bragantino e não só Red Bull. O time de Bragança foi habilidoso mas negociações e sua torcida já não sofre com possibilidade de rebaixamento. E sonha com títulos.

E o Red Bull, com muito dinheiro, você de contratar revelações de outro clubes para futura revenda

Esperemos que um dia revele ao menos um jogador para o futebol brasileiro.

Por enquanto, é rebaixamento.