Topo

Menon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Menon: São Paulo, de Luciano, escapa do rebaixamento. Vai escapar do golpe?

Luciano jogador do São Paulo comemora seu gol durante partida contra o Juventude no estádio do Morumbi  - Marcello Zambrana/AGIF
Luciano jogador do São Paulo comemora seu gol durante partida contra o Juventude no estádio do Morumbi Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

06/12/2021 22h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O São Paulo estará na série A em 2022. A permanência foi conquistada com 3 x 1 sobre o Juventude.

O grande nome do jogo foi Luciano, com 2 gols, uma assistência e um comportamento digno e aguerrido que incentivou outros jogadores.

Ao contrário do vexame contra o Grêmio, os jogadores entraram em campo sabendo e entendendo a importância do jogo. Uma derrota ou mesmo um empate poderia manchar a gloriosa história do clube.

Agora, pode até chegar à Libertadores ou à Sul-Americana.

Mas o perigo não acabou. Se o time escapou, o clube ainda corre riscos.

O inimigo é interno. Um grupo de conselheiros pretende mudar o estatuto de forma a tornar o clube ainda menos democrático.

As mudanças preveem a reeleição do presidente, o aumento da duração do mandato dos conselheiros e a dificuldade de montar chapas.

O clube continuará comandado por um conselho de pouca representatividade. Fechado, cada vez mais. Um clube popular, presente em todas as cidades do Brasil, em todas as classes sociais continuará a ser comandado por homens brancos e, em sua grande maioria, conservadores.

Até Opus Dei tem por lá.

A maior ameaça ao São Paulo vem de seus conselheiros.