Topo

Menon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Apequenamento do SPFC? Torcida, e não jornalista, é quem decide

Luciano, atacante do São Paulo, na derrota do São Paulo para o Racing pela Libertadores - Staff Images / CONMEBOL
Luciano, atacante do São Paulo, na derrota do São Paulo para o Racing pela Libertadores Imagem: Staff Images / CONMEBOL

19/05/2021 16h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jornalistas, e eu me incluo sem dúvida, muitas vezes vão além da opinião e emitem decretos. Trocam o "eu acho" por "é isso e pronto".

Imitam Moisés, que desceu o Monte Sinai com a tábua dos Dez Mandamentos. Mais que um ponto de vista, trazem um decreto divino a ser seguido sem contestação.

O São Paulo se apequenou ao priorizar o Campeonato Paulista?

A premissa é errada. O São Paulo não priorizou o Campeonato Paulista. Apenas deu a ele a importância que achou necessária devido ao momento histórico do clube. Ao jejum incômodo de títulos.

Escalou reservas na Libertadores para chegar à final do Paulistão. Qual o problema? Está classificado na Libertadores e na final do Paulista.

Agora, temos sommeliers de títulos? Ganhar o Paulistão te permite gritar uma vez, soltar um rojão e beber uma cerveja? Ganhar a Libertadores permite berrar por três dias, uma cascata de fogos de artifício como a do Ano Novo e um porre de acabar com o estoque de José Cuervo na cidade?

Quem decide a dor de cada um? Quem decide com qual intensidade sairá o grito preso no peito, quem vai fornecer a régua de cada alegria!?

Não são jornalistas.

É muita arrogância achar que pode.