Topo

Menon

São Paulo corre risco de encolher

São Paulo Botafogo torcida Morumbi - Daniel Vorley/Agif
São Paulo Botafogo torcida Morumbi Imagem: Daniel Vorley/Agif

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Torneio do Povo teve três edições, de 1971 a 73. Os campeões foram Corinthians, Flamengo e Coritiba, respectivamente. O título serviu para amenizar as gozações com o jejum do Corinthians. Vivia um jejum de títulos importantes, que terminaria em 1977, no jogo que levou Basílio à história.

Em suas três edições reuniu Flamengo, Corinthians, Bahia, Galo, Inter e Coritiba.

Uma nova edição, passados 47 anos, para fazer jus ao nome, traria Cruzeiro, Grêmio e Furacão.

Futebol é paixão transmitida de pai para filho, mas as placas tectônicas se movem. Um dos motivos para crescimento ou encolhimento de uma torcida é o rendimento esportivo.

O São Paulo é um bom exemplo. O mais novo dia quatro grandes paulistas também era o de menor torcida.

Hoje, é a terceira do Brasil. Teve dois picos de crescimento.

O primeiro, nos anos 40, com a chegada de Leônidas da Silva e títulos em penca.

O segundo, nos anos 90, com Telê Santana e cinco títulos extraordinários em três anos: um Brasileiro, duas Libertadores e dois Mundiais.

A torcida cresceu em todas as classes sociais e houve ainda uma nova onda com o Mundial de 2005 e o tri brasileiro.

A torcida é o grande patrimônio do São Paulo, mas pode encolher. O time tem apenas um título nós últimos oito anos e não há nada que indique mudanças.

Julio Casares, possível novo presidente, era diretor de marketing. Ele lançou a tonteria que o São Paulo, em pouco tempo, teria mais torcida que o Corinthians. Fez algumas ações de marketing, como Batizado no Morumbi, mas não existe perfumaria que enfrente decadência esportiva.

São Paulo; ou muda ou encolhe.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado anteriormente, o último título do São Paulo foi há oito anos e não há 11. O erro foi corrigido.
Ao contrário do que foi publicado, o campeão do Torneio do Povo de 1973 foi o Coritiba, e não o Athletico-PR. O erro foi corrigido.