Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

O torcedor brasileiro não é o que mais ama. E muitos são os tais 'freezers'

Gol do Água Santa a dois minutos do final do tempo regulamentar. Vasco sendo eliminado da Copa do Brasil precocemente, de novo.

Hora de a torcida dar um último gás, aquele grito necessário para que o time tentasse sobreviver na competição. Certo? Errado.

Pelo menos para os vascaínos que imediatamente tomaram o rumo de casa. A transmissão da partida mostrou e, certamente, poucos estranharam, pois aquela não era uma imagem rara.

Por que isso não é raro. O brasileiro em geral gosta mais de vencer do que de torcer. E isso independe do time de coração. É o perfil mesmo.

Nos países vizinhos os torcedores se orgulham de acompanhar seus times em qualquer situação. "En Las Buenas y En Las Malas mucho más". Algo como na vitória e na derrota ainda mais.

Indagado se tem acompanhado seu time em mau momento, o brasileiro médio é capaz de dizer coisas como "não estou acompanhando, cansei desse time", ou "nem quero saber".

Evidentemente isso não vale para todos, mas muitos se encaixam em tal perfil. Os que seguem incondicionalmente são clara minoria.

Cada torcida joga confetes nelas mesmas, como se fossem diferentes das outras. Lenda. No fundo todas têm os fanáticos que não deixam o clube e os "freezers", que largam o time antes do apito final.

Continua após a publicidade

Como os que deixaram São Januário antes do empate no final, seguido de confusão, longos acréscimos e, o melhor, classificação nos pênaltis.

No meio disso tudo, frases ganham destaque, como a pretensiosa "ninguém ama como a gente", repetida por botafoguenses.

Mesmo que os fatos não confirmem a tese, como o público dos jogos em momentos não tão bons comprova. Na verdade a torcida do Botafogo ama seu time como as outras, entre os fiéis e os "freezers".

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes