Topo

Marcel Rizzo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nas quartas, Marrocos é a seleção que merece estrear a África em semifinais

Marrocos e Espanha se enfrentaram pelas oitavas de final na Copa do Qatar - GettyImages
Marrocos e Espanha se enfrentaram pelas oitavas de final na Copa do Qatar Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

06/12/2022 14h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Marrocos foi a primeira seleção africana a aparecer em uma fase de grupos de Copa do Mundo, em 1970, no México — o Egito disputou, em 1934, o Mundial da Itália, mas em uma época amadora com regulamento em que não havia grupos, só eliminatórias.

O Marrocos foi a primeira seleção africana a avançar dos grupos de uma Copa. Foi em 1986, no México, quando surpreendeu e terminou na liderança do Grupo F com quatro pontos, à frente de Inglaterra, Polônia e Portugal — a vitória valia dois pontos. Perdeu nas oitavas para a Alemanha, por 1 a 0.

Os sete pontos que Marrocos fez no Grupo F na Copa do Qatar é a melhor campanha de um africano na história da primeira fase de um Mundial.

A vitória sobre a Espanha nas oitavas de final no Oriente Médio, nesta terça, colocou os marroquinos como o quarto africano a chegar a uma quartas de final de Copa. Antes Camarões, em 1990, Senegal, em 2002, e Gana, em 2010, avançaram entre os oito melhores.

Mas nunca houve um africano entre os semifinalistas. E ninguém melhor do que Marrocos, pioneiro para o continente em tantas Copas, para alcançar tal feito. O rival será o vencedor de Portugal e Suíça, que se enfrentam nesta terça. É possível.