Topo

Marcel Rizzo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nem mesmo a entediante Croácia deixa a zebra aparecer nas oitavas no Qatar

Perisic, da Croácia, disputa lance com Tomiyasu, do Japão, durante a partida das oitavas de final da Copa do Qatar - Elsa/Getty Images
Perisic, da Croácia, disputa lance com Tomiyasu, do Japão, durante a partida das oitavas de final da Copa do Qatar Imagem: Elsa/Getty Images

Colunista do UOL

05/12/2022 14h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As zebras, por enquanto, ficaram na fase de grupos da Copa do Qatar. Uma vitória do Japão sobre a Croácia talvez fosse a menor surpresa entre os oito confrontos de oitavas de final, mas essa também não aconteceu.

Os croatas estão mais lentos do que em 2018, quando acabaram vice-campeões na Rússia, parecem entediados, e jogadores como Modric e Perisic, destaques quatro anos atrás, não atuam no mesmo nível.

Mas o time é experiente. Tomou sustos nesta Copa, como sair perdendo para o Canadá, depois virando para 4 a 1, ou no segundo tempo contra a Bélgica, quando a má precisão de Lukaku evitou a eliminação precoce. Só que tem um elenco que parece não se desesperar na adversidade, e isso, em uma Copa, é fundamental.

O Japão, mesmo eliminado mais uma vez nas oitavas de final, fez sua melhor Copa do Mundo, batendo as campeãs Alemanha e Espanha na fase de grupos. A Ásia perdeu a primeira chance de voltar a uma quartas de final — a última a chegar nessa fase foi a Coreia do Sul, em 2002, quando fez até mais, avançando à semifinal no primeiro Mundial disputado no continente.

A Coreia do Sul ainda está na Copa e encara o Brasil logo mais. Por enquanto, nas oitavas, Holanda, Argentina, França, Inglaterra e Croácia avançaram — ainda faltam Marrocos x Espanha e Portugal x Suíça. Mas uma vitória dos coreanos seria a grande zebra desse Mundial.