Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Seleção feminina ficará no pote 2 em sorteio dos grupos da Copa de 2023

Adriana marca, e Brasil vence amistoso contra a Itália em 10 de outubro - Thaís  Magalhães/ CBF/ Flickr
Adriana marca, e Brasil vence amistoso contra a Itália em 10 de outubro Imagem: Thaís Magalhães/ CBF/ Flickr

Colunista do UOL

13/10/2022 10h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção brasileira feminina ficará no pote 2 do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2023, no dia 22 de outubro em Auckland (NZL) — o torneio será disputado entre julho e agosto do ano que vem, na Austrália e na Nova Zelândia.

Com isso, o time comandado por Pia Sundhage enfrentará na primeira fase um dos oito cabeças de chave, que serão: Nova Zelândia (Grupo A), Austrália (Grupo B), Estados Unidos, Suécia, Alemanha, Inglaterra, França e Espanha.

A Fifa, como na Copa masculina, usa seu ranking para dividir as seleções participantes nos potes do sorteio dos grupos — as melhores ranqueadas, e os países-sede, ficam como cabeças de chave, e as demais são distribuídas nos outros três potes conforme o ranking mais atualizado, no caso o divulgado nesta quinta-feira (13).

O Brasil está na nona colocação e aparecerá no pote 2 junto com Canadá, Holanda, Noruega, Japão, Itália, China e Coreia do Sul. O torneio será o primeiro com 32 participantes e, por isso, os continentes ganharam mais vagas. Na América do Sul se classificaram diretamente Brasil, Colômbia e Argentina, já Paraguai e Chile participarão da repescagem mundial.

A repescagem terá dez participantes, por três vagas, e será realizada em fevereiro de 2023 na Nova Zelândia — o sorteio dos confrontos será nesta sexta-feira (14). Além dos sul-americanos estão classificados Portugal, Taipé, Tailândia, Senegal, Camarões, Haiti, Panamá e Papua Nova-Guiné.

Como na Copa masculina, equipes de um mesmo continente não podem cair no mesmo grupo, com exceção das europeias que têm mais de oito participantes (máximo de dois por chave). Os times classificados via repescagem podem estar no grupo de um país da mesma confederação já que não serão conhecidos até o dia sorteio em 22 de outubro.

VEJA A DIVISÃO DOS POTES PARA O SORTEIO DOS GRUPOS DA COPA 2023

POTE 1
Nova Zelândia (Grupo A)
Austrália (Grupo B)
Estados Unidos
Suécia
Alemanha
Inglaterra
França
Espanha

POTE 2
Brasil
Canadá
Holanda
Noruega
Japão
Itália
China
Coreia do Sul

POTE 3
Dinamarca
Suíça
Colômbia
Vietnã
Irlanda
Argentina
Costa Rica
Jamaica

POTE 4
Nigéria
Filipinas
Zâmbia
Marrocos
África do Sul
Repescagem 1
Repescagem 2
Repescagem 3