Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após mortes, Fifa quer garantia de segurança em Mundial Sub-20 na Indonésia

Tumulto em estádio da Indonésia deixou centenas de mortos e feridos - Reprodução/Twitter @desimpedidos
Tumulto em estádio da Indonésia deixou centenas de mortos e feridos Imagem: Reprodução/Twitter @desimpedidos

Colunista do UOL

03/10/2022 14h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A morte de 125 pessoas após briga em um estádio da cidade de Malang, no leste da Indonésia, fez a Fifa pedir garantias de segurança à federação de futebol e ao governo do país por causa do Mundial Sub-20 programado para ocorrer por lá entre 20 de maio e 11 de junho de 2023.

Por enquanto não há plano da federação internacional em trocar a sede, apesar da gravidade do ocorrido, mas tudo vai depender da reação das autoridades. A Fifa cobra uma solução rápida para entender como a tragédia aconteceu e que os responsáveis sejam identificados e julgados.

No sábado (1), torcedores do Arema FC invadiram o gramado após a derrota de seu time para o Persebaya Surabaya por 3 a 2. A polícia respondeu com bombas de gás lacrimogêneo, o que provocou tumulto.

Segundo o governo local, a maioria das mortes ocorreu por pisoteamentos — outras 323 pessoas ficaram feridas. Inicialmente divulgaram mais de 170 mortos, mas depois houve a redução por causa de duplicidades.

Internamente a Fifa tem tratado o caso como um dos mais graves dos últimos anos relacionado à violência. Alguns funcionários da entidade foram enviados à Indonésia para acompanhar as investigações e cobrar do governo indonésio ajuda aos familiares dos mortos e feridos. O fato de que daqui a pouco mais de sete meses ocorrerá um importante torneio no país faz a Fifa entender que a situação é ainda mais delicada.

O Mundial Sub-20, que terá 24 participantes, não é realizado desde 2019, quando a Ucrânia foi campeã na Polônia. O torneio de 2021, que já seria na Indonésia, foi adiado por causa da pandemia de covid-19 e remarcado para 2023. Já há dez seleções classificadas, como Itália, Inglaterra, França e Estados Unidos. Os quatro representantes da Conmebol serão conhecidos em fevereiro, durante o Sul-Americano que será disputado na Colômbia.

A Indonésia reservou seis estádios para o Mundial, e o de Malang não está entre eles. A abertura e a final serão disputadas no estádio Gelora Bung, na capital Jacarta. Também ocorrerão partidas em Surabaya, Bandung, Suracarta, Gianyar e Palembang.

Em nota, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse que "o mundo do futebol está em estado de choque após os trágicos incidentes ocorridos na Indonésia e este é um dia sombrio para todos os envolvidos no futebol e uma tragédia além da compreensão".