Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa vai anunciar os estádios da Copa-26; veja onde devem ocorrer os jogos

MetLife Stadium é favorito para receber a final da Copa do Mundo de 2026 - John Moore / AFP
MetLife Stadium é favorito para receber a final da Copa do Mundo de 2026 Imagem: John Moore / AFP

Colunista do UOL

15/06/2022 15h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa anuncia nesta quinta-feira (16), 18h (de Brasília), as cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2026, a primeira com 48 participantes e também pela primeira vez realizada em três países — EUA, México e Canadá. O evento terá transmissão do Fifa+, o canal de streaming da entidade (é possível acessá-lo, de graça, por meio do site da Fifa).

O plano era que os norte-americanos tivessem dez ou 11 estádios e Canadá e México três cada, mas Edmonton (Commonwealth Stadium) pode ficar fora, deixando os canadenses com duas cidades, Toronto (BMO Field) e Vancouver (BC Place Stadium). Essa última entrou na disputa de última hora, em abril de 2022, no lugar de Montreal, que desistiu em 2021 por causa da crise econômica gerada pela pandemia.

A coluna apurou que Vancouver se candidatou a pedido do governo canadense, depois que as vistorias em Edmonton desanimaram a direção da Fifa. Seria ruim comercialmente que uma das sedes, o Canadá, tivesse apenas uma cidade (Toronto), por isso Vancouver entrou às pressas. Até semana passada, entretanto, ainda havia negociação para que Edmonton ficasse e o Canadá mantivesse os três estádios.

O México terá sua capital, a Cidade do México (Azteca), e Guadalajara (Akron, estádio do Chivas) e Monterrey (BBVA Bancomer Stadium) como sedes. Dos 80 jogos programados para o Mundial, 60 serão nos EUA e os 20 restantes divididos entre canadenses e mexicanos, dez para cada.

Inicialmente os EUA apontaram 17 cidades candidatas, para se escolher dez ou 11, mas Washington desistiu depois que a vistoria dos técnicos da Fifa avaliou mal o FedEX Field. A cidade, então, passou a apoiar Baltimore e o M&T Bank Stadium, que fica a 50 km do FedEX Field. Essa dobradinha fortaleceu a candidatura de Baltimore, que agora é apontada como uma das favoritas.

Quatro cidades estão garantidas, segundo fontes da Fifa: NovaYork/Nova Jersey (MetLife Stadium), Los Angeles (SoFi Stadium e Rose Bowl), Dallas (At&T Stadium) e Atlanta (Mercedez-Bens Stadium).Os três primeiros disputam para receber a abertura e a final — a Cidade do México também apareceu como candidata ao jogo inaugural no projeto inicial da Copa do Mundo. Já Atlanta tem o fator logística como trunfo: o seu aeroporto internacional é o mais movimentado do país e um dos principais do mundo, deve ter o segundo maior centro de imprensa e receber os cartolas das confederações.

A região de Los Angeles tem dois estádios candidatos. O moderno SoFI Stadium, que fica em Inglewood e é casa dos times de futebol americano Los Angeles Rams e Los Angeles Chargers, está certo que terá jogos da Copa. O segundo é bem conhecido dos brasileiros: o Rose Bowl, em Pasadena, foi palco da final da Copa do Mundo de 1994, em que o Brasil venceu a Itália nos pênaltis. Histórico, ele pode receber algumas partidas do Mundial, o que faria os EUA ter até 12 estádios na competição.

Há um ano, quando a Fifa iniciou as vistorias às cidades e estádios, Miami (Hard Rock Stadium) era apontada como certeza dentro da federação internacional, por causa da população latina, mas Orlando (Camping World Stadium), também na Florida e com mesmo perfil, foi muito bem avaliada na inspeção e entrou na disputa, tirando o favoritismo de Miami.

Boston (Gillette Stadium), Seatlle (Lumen Field), San Francisco (Levi's Stadium) e Houston (NGR Stadium) aparecem bem cotadas dentro da Fifa. Cincinnati e o Paul Brown Stadium e Nashville e o Nissan Stadium surpreenderam positivamente nas vistorias e saíram dos postos de azarões para que podem aparecer na lista, à frente de Philadelphia (Lincoln Financial Field), Denver (Mile High Stadium) e Kansas City (Arrowhead Stadium).

FORMATO
A Copa de 2026 terá 16 grupos de três equipes e os dois primeiros de cada se classificam para as fases eliminatórias -- 16 avos, oitavas de final, quartas, semis e a finalíssima. O campeão, portanto, fará o mesmo número de jogos do formato atual com 32 participantes, sete.

A Conmebol ganhou duas vagas diretas a mais no novo regulamento, portanto seis seleções avançam, enquanto uma sétima disputa a repescagem mundial. A Fifa deve enxugar, entretanto, as datas das eliminatórias, o que forçará a confederação sul-americana a abandonar o sistema de pontos corridos atual.

SoFi Stadium... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2021/07/07/veja-quais-estadios-dos-eua-sao-favoritos-para-receber-jogos-da-copa-2026.htm?cmpid=copiaec
a primeira com 48 participantes e também pela primeira vez realizada em três países -- EUA, México e Canadá.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2021/07/07/veja-quais-estadios-dos-eua-sao-favoritos-para-receber-jogos-da-copa-2026.htm?cmpid=copiaecolaa primeira com 48 participantes e também pela primeira vez realizada em três países -- EUA, México e Canadá.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2021/07/07/veja-quais-estadios-dos-eua-sao-favoritos-para-receber-jogos-da-copa-2026.htm?cmpid=copiaecola